Museu do Brinquedo em Sintra acolhe exposição O Mundo Maravilhoso de Walt Disney

Texto de Elsa Furtado e Joana Resende
Fotos de Elsa Furtado

O Museu do Brinquedo em Sintra recebe até ao fim do ano a exposição O Mundo Maravilhoso de Walt Disney, patente na sala de exposições temporárias, no primeiro piso.

Esta exposição resulta de uma recolha junto da Disney Portugal e na comunidade procurando o envolvimento e ajuda de pessoas anónimas neste projeto, em vez de recorrer a coleccionadores.

A ternura que as personagens animadas de Walt Disney transmitem encantaram desde logo as crianças e os adultos de todo o mundo. Estes foram os primeiros desenhos animados a serem produzidos com cor e som. O projeto Disney destaca desde sempre os valores do amor, da amizade, da justiça, da coragem e da solidariedade, aos quais nem sempre lhes é atribuída a importância que merecem.

O Museu do Brinquedo em Sintra foi criado em 1989, quando a autarquia local cedeu o antigo quartel de bombeiros da vila à Fundação Arbués Moreira, proprietária da colecção de brinquedos do colecionador João Arbués Moreira. A colecção encontra-se exposta ao longo dos quatro andares que compõem o Museu.

No primeiro andar poderão encontrar-se: Brinquedos dos séculos III e II A.C.; Brinquedos do século XVII e XIX; Comboios, barcos, automóveis Carette, Lehman, Bing e outros; Penny toys e novelty toys; Personagens do circo; Brinquedos espaciais.
No segundo andar, encontram-se expostos: Automóveis Citroën, Jep, Rossignol, Paya, Rico, Schucco, Gama, TCO, Dinky toys, Matchbox, Ingap, Burago, Polistil, Maestro e outros; Motas, Soldados de chumbo e massa; Brinquedos Portugueses; Brinquedos em plástico e celulóide; Carros de pedais, triciclos e trotinetas e Aviões.

No terceiro andar, o sótão das bonecas, encontram-se casinhas de bonecas, bonecas de vários materiais (porcelana, celulóide e massa), utensílios domésticos (fogões de lenha, ferros a carvão, serviços de porcelana de vários países), mobiliário miniatura, bonecas japonesas e a boneca Barbie e uma oficina de restauro.

O Museu encontra-se aberto de terça a domingo, incluindo feriados, das 10h00 às 18h00, sendo a última entrada às 17h30. A entrada para adulto tem o preço de quatro euros e a de criança, entre os três e os dezasseis anos, tem um custo de dois euros.

Deixar uma resposta