Museu de Sintra recebe exposição A Mãe das Mães

O Sintra Museu de Arte Moderna apresenta ao público a partir do dia 14 de Novembro e até Março de 2011, a exposição A Mãe das Mães – Pintura e Desenho de Maria Teresa Crawford Cabral, inaugurada a 30 de Maio de 2008 no Centro das Artes na Calheta e comissariada por Rui Carita.

Promovida pela Fundação Berardo, no seguimento de de Joe Berardo ter adquirido em 2008 todos os trabalhos de Maria Teresa para esta exposição, a mostra A Mãe das Mães teve a particularidade de reunir pela primeira vez toda a produção da sobrinha bisneta de Henrique e Francisco Franco, actualmente a residir na Alemanha.

As cerca de quatro dezenas de pinturas em técnica mista e uma centena de desenhos desta artista plástica dividem-se em duas séries independentes, dada a oposição, mas também a relação dos desenhos e pinturas. Uma das séries apresenta os núcleos de pintura, onde também se incluem alguns dos desenhos relacionados com as mesmas, e uma segunda com restantes desenhos. Depois há ainda uma série final com desenhos.

No texto que acompanha esta exposição, Rui Carita fala do processo criativo de Maria Teresa Crawford Cabral: “Ao longo destes anos a pintora tem continuado a desenhar a partir de modelo, demonstrando uma profunda necessidade de se assenhorear do corpo humano”.

No entanto, frisa, “salvo raras excepções, não incorporam depois directamente os modelos desenhados. Podem-no, pontualmente fazer, a partir de formas e posições anteriormente desenhadas, mas numa oposição à mimética tradicional, pois advêm directamente da recriação contínua e sugerida pelos diversos suportes materiais criados, sobre os quais então desenha. Os suportes, sucessivamente recriados e amalgamados pelas mãos e pés da pintora, são assim essenciais para a sequente criação e recriação até à obra final, dispensando a presença de qualquer modelo”.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta