Museu da Presidência da República apresentou o catálogo da exposição E um filho nos foi dado – Iconografia do Menino Deus no Alentejo Meridional

Museu da PresidênciaO Museu da Presidência da República apresentou no passado dia 23, o catálogo da exposição E um filho nos foi dado – Iconografia do Menino Deus no Alentejo Meridional.

Trata-se de uma obra de síntese teológica, historiográfica e artística em torno do tema da Natividade. Cada peça apresentada na exposição, a decorrer nos Jardins do Palácio de Belém, é, neste catálogo, uma oportunidade para se dar a conhecer, de forma aprofundada, nomes e obras maiores da história da arte sacra portuguesa, do século XIII até à atualidade. A contextualização das peças no seu tempo histórico e na simbologia cristã permite uma aproximação à narrativa fundadora do cristianismo e o entendimento iconográfico das suas representações.

Muitas das obras que integram esta exposição saíram, pela primeira vez, dos seus contextos originais, dando-se a conhecer a um público mais alargado. Constituem uma pequena mostra da riqueza do património artístico-religioso do Alentejo Meridional, que, graças ao Departamento Histórico e Artístico da Diocese de Beja, tem sido objeto de um projeto integrado de inventariação e restauro.

O coordenador científico da publicação é o Prof. Doutor José António Falcão, Diretor do Departamento Histórico e Artístico da Diocese de Beja.

Texto de Clara Inácio

 

Deixar uma resposta