Museu da Nazaré recebe Tertúlia Do Mar para Terra. Formas de comunicação

O Museu Dr. Joaquim Manso, inicia as comemorações do Dia Nacional do Mar (celebrado a 16 de Novembro) no dia 15 Novembro, com a Tertúlia Do mar para terra. Formas de comunicação.

Os sistemas tradicionais de comunicação (archote, fogacho e pinturas murais) utilizados pelos pescadores da Nazaré serão apresentados pelos antigos pescadores Agostinho da Nascimenta e Joaquim EstrelinhaÀ conversa estarão ainda António Peixe, docente de Ciências do Mar – Ambiente e alterações climáticas na Universidade Sénior da Nazaré / CMN; Bruno Santos, instrutor de mergulho e Lourenço Gorricha, Comandante da Capitania do Porto da Nazaré.

Durante o mês de Novembro, como Objeto do Mês, estará exposta a pintura naif Sinal à barca, de Coelho da Silva (1909-1995), complementada com equipamentos cedidos pela Capitania do Porto da Nazaré e fotografias de Charlotte E. Pauly (1886 – 1981), artista alemã que viveu na Nazaré nos anos 1930 e registou uma forma de comunicação através da pintura mural. 

A Tertúlia realiza-se às 15h00, de dia 15 de Novembro, no Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré. Com a colaboração da Capitania do Porto da Nazaré, Câmara Municipal da Nazaré e Universidade Sénior da Nazaré.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta