Museu da Guarda apresenta Viagem a Itália de Roberto Rossellini

museu_guardaO pátio exterior do Museu da Guarda transforma-se em sala de cinema, já a 1 de agosto, com a projeção do filme Viagem de Itália, filme de Roberto Rossellini que conta Ingrid Bergman e George Sanders nos principais papéis.

A película de 1954 conta a história de um casal londrino rico e sofisticado que vai a Nápoles vender uma casa deixada por um tio. A relação já teve dias mais risonhas e a viagem não ajuda em nada. Com este filme, Rossellini deixou para trás o neorrealismo social e apostou num realismo emocional e interior.

A sessão acontece no âmbito da Cinema nos Museus, iniciativa com que a Direção Regional de Cultura do Centro pretende aproximar o público dos espaços museológicos e promover a exibição da sétima arte em sítios menos comuns.

A decorrer até 15 de setembro, a mostra passará também pelo Museu de Aveiro, Museu da Cerâmica das Caldas da Rainha, Museu Francisco Tavares Proença Júnior, de Castelo Branco e ainda pelo Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré. Do cartaz fazem ainda parte, entre outros, A Mulher que Viveu Duas Vezes, de Alfred Hitchcock; Manhattan, de Woody Allen ou É o Amor, de Pedro Canijo.

A iniciativa Cinema nos Museus tem o apoio de diversas instituições culturais, como a Fila K Cineclube, de Coimbra; a Pé de Pano, de Castelo Branco ou o Atelier Arte e Expressão, das Caldas da Rainha.

Viagem a Itália será exibido no dia 1 de agosto, no pátio exterior do Museu da Guarda, às 21h30. A entrada é livre e haverá serviço de bar no intervalo.

 Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta