Museu da Farmácia recebe exposição Roald Amundsen, o Primeiro Homem do Mundo no Pólo Sul

O Museu da Farmácia inaugura hoje, dia 14 de dezembro, às 18h30 a Exposição Roald Amundsen, o Primeiro Homem do Mundo no Pólo Sul, no dia em que se comemoram 100 anos sobre a data em que Roald Amundsen atingiu o Pólo Sul.

A 14 de Dezembro de 1911, o norueguês Roald Amundsen tornava-se a primeira pessoa no mundo a atingir o Pólo Sul. As comemorações não se ficam pela exposição já que se irá reproduzir a passagem pela ilha da Madeira, com o veleiro de Fram – o veleiro tipo escuna de Amundsen, ilha que acolheu por quatro dias a tripulação norueguesa e onde o Comandante comunicou à tripulação a sua mudança de planos já que acreditavam que se dirigiam para o Pólo norte e , onde anuncia que se dirigirá à Antárctida.

Nesta Exposição poderá contactar com documentos históricos únicos como diários dos tripulantes, fotografias, trechos de diários e outros sobre a passagem no Funchal, bem na viagem ao Pólo Sul.

A mostra tem entrada gratuita e estará patente ao público até ao dia 15 de fevereiro de 2012, no Museu da Farmácia na Rua Marechal Saldanha, nº 1, em Lisboa, das 10h00 às 18h00 e últimos domingos do mês entre as 14h00 – 18h00. Numa organização da Real Embaixada da Noruega em Lisboa, em cooperação com parceiros noruegueses e portugueses.

Texto de Margarida Vieira Louro

Deixar uma resposta