Museu Colecção Berardo exibe Five Rings

Reportagem (texto e fotos) de Clara Inácio

O Museu Colecção Berardo apresenta a exposição Five Rings, de Rui Chafes & Orla Barry, que vai estar patente ao público a partir de hoje e até dia 21 de Agosto, no piso -1.

A exposição tem lugar nas salas mais escuras do Museu Colecção Berardo, onde a iluminação é toda artificial. A total ausência de luz natural foi o que atraiu Orla Barry e Rui Chafes a estes espaços,” pois assim as rochas são a única coisa natural” declarou Orla Barry e acrescenta “esta exposição só é possível aqui”.

Five Rings apresenta-se como um percurso através de uma sequência de “palcos”, da montagem da realidade, de memórias perdidas, que na última sala culmina com os dias antes do fim. Durante a apresentação aos jornalistas, Rui Chafes afirmou que: “Esta é uma exposição com desenhos, esculturas, pedras, palavras, imagem e sons – tudo está escrito ou falado”, também Orla Barry acrescentou que, “colocar uma voz é acentuar a presença humana”.

“A arte só existe se for vista e assim completar o círculo iniciado com a criação da obra. Diferentes visitantes, diferentes reacções, diferentes sentimentos e emoções” afirmou Rui Chafes. A artista irlandesa trabalha e degusta a palavra, a forma como atribui nomes às pedras/rochas e à forma como as escreve – em caligrafia manuscrita inglesa – é apelativa.

Rui Chafes apresenta trabalhos em escultura e algumas pinturas de técnica mista sobre papel. A sua escultura “Three sisters listening the sound of the earth moving through their bodies” é baseada na realidade, corresponde a três irmãs.

Rui Chafes é português nascido em 1966 e Orla Barry é irlandesa, nascida em 1969. Trabalharam pela primeira vez juntos em 2001, voltando a encontrar-se nesta exposição. Esta exposição teve uma longa preparação, cerca de dez anos. A colecção de pedras e rochas foi iniciada em 1996 por Orla Barry, que também assina os textos do catálogo.

A mostra pode ser visitada diariamente das 10h00 às 19h00 e até às 22h00 ao sábado. A entrada é gratuita.

Deixar uma resposta