MUDE em Lisboa inaugura exposição Percursos. Barro Negro/ Castanho/ Ferro/ Granito

LFA_20111222_002O MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo, em Lisboa, reinicia a sua programação de 2013 com a  inauguração no dia 11 de abril às 19h00, nos cofres do MUDE, de uma nova exposição Percursos. Barro Negro/ Castanho/Ferro/ Granito de Linde Burkhardt.

Siza Vieira deu a conhecer Portugal a esta artista alemã, que reinterpretou a cerâmica negra de Molelos, em Viseu, tendo organizado três núcleos nesta exposição: “da origem”, “da inspiração” e “da poesia”. Neles poder-se-á apreciar quatro tapeçarias inspiradas na obra de Fernando Pessoa, e catorze esculturas em cerâmica e em madeira, estando as peças tradicionais dispostas em suportes que parecem pequenos altares.

A exposição é dedicada ao arquiteto e a todos os jovens que pretendam conhecer melhor a cerâmica negra assim como as técnicas utilizadas e modos de produção.

No dia 16 de maio irá inaugurar uma segunda exposição, 21st Century Rural Museum, no piso 3 do MUDE, e que se articula perfeitamente com Percursos já que ambas pretendem trazer à consciência a importância das práticas e saberes antigos, mostrando o trabalho em equipa que pode existir entre designers, artesãos e comunidades.

A exposição Percursos estará patente até ao dia 18 de agosto e a entrada é livre.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta