Home Cinema Festivais de Cinema MOTELX 2017 Vai Decorrer De 5 A 10 De Setembro Dedicado Ao...

MOTELX 2017 Vai Decorrer De 5 A 10 De Setembro Dedicado Ao Folk Horror

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

Os Diabos de Vinhais e o folk horror dão o mote para a edição deste ano do MOTELX – Festival de Cinema de Terror de Lisboa, que vai decorrer de 5 a 10 de setembro em Lisboa, em vários espaços da Capital. 

O cinema São Jorge, o Teatro Tivoli, a Cinemateca de Lisboa e a Cinemateca Júnior, o Museu Berardo em Belém, o Largo de São Carlos, e o Cais do Sodré (Rua da Moeda e Beco – Lounge) e Sabotage, são alguns dos espaços que vão acolher as sessões e eventos da 11ª edição do MOTELX.

A programação deste ano apresenta algumas novidades, entre elas a associação à programação de Lisboa, Capital Ibero-Americana da Cultura 2017, com a retrospetiva “O Estranho Mundo do Terror Latino”, que vai exibir filmes produzidos na América do Sul e na Península Ibérica, de que se destacam Crime de Amor (1971) e O Espírita (1976). E ainda uma sessão especial é dedicada ao luso-brasileiro Jean Garrett, em que se exibirá a sua quarta longa-metragem, Excitação (1976), sobre uma mulher que testemunha fenómenos sobrenaturais.

De referir ainda uma homenagem ao realizador George A. Romero – “pai” dos filmes de zombies, falecido recentemente, revelou a organização.

Entre as várias secções mantêm-se o Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa, a que competem os filmes: #Blessed, de Diogo Lopes; Carga, de Luís Campos; Depois do Silêncio, de Guilherme Daniel; Entelekheia, de Hugo Malainho; A Instalação do Medo, de Ricardo Leite; Mãe Querida, de João Silva Santos; O Candeeiro – Um Filme à Luz de Lisboa, de Henrique Costa e Hugo Passarinho; Revenge Porn, de Guilherme Trindade, e Thursday Night, de Gonçalo Almeida. O prémio pecuniário é de cinco mil euros, mais cinco mil euros em serviços de pós-produção no Kino Sound Studio e um fim-de-semana de inspiração nos Hotéis Belver.

O prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia, a competição Yorn microCURTAS (curtas com um máximo de dois minutos de duração, filmadas integralmente com ‘smartphone’ ou ‘tablet), são outros das secções que estão de regresso. A Secção Quarto Perdido; Culto dos Mestres Vivos – que vai contar com as presenças dos realizadores Roger Corman e Alejandro Jodorowsky; e Lobo Mau – dedicada às crianças a partir dos 6 anos, em que se destaca a exibição do filme O Livro da Vida, e várias sessões na Cinemateca Júnior – Palácio Foz e, pela primeira vez, no Museu Coleção Berardo,um peddy paper no Cinema São Jorge e um workshop de programação informática, marcam também esta edição.

Entre os filmes que vão ser exibidos destaque para: The Limehouse Golem, de Juan Carlos Medina; Kuso; The Bar do espanhol Álex de la Iglesia, e  68 Kill, de Trent Haaga.

Festas, concertos, conferências, workshops, masterclasses, uma Monstors Parade, a apresentação do livro Os Melhores Contos de Edgar Allan Poe, uma secção LAB, o MOTELquiz, as VHS Nights, workshops de caracterização, exposições, e uma Maratona de Escrita Fora de Horas, complementam a programação deste ano.

Os Warm-Up têm lugar entre 31 de agosto e 2 de setembro, com festas, concertos e sessões de cinema ao ar livre no Largo de São Carlos e na Rua da Moeda (Cais do Sodré), adiantaram ainda os organizadores.

A programação completa pode ser vista aqui.

Os bilhetes vão estar à venda nos locais de exibição.

Deixar uma resposta