Mostra de Teatro do Brasil no Porto e em Lisboa

O Ano do Brasil em Portugal, que no fim-de-semana da sua abertura teve mais de noventa mil participantes, traz às cidades do Porto e de Lisboa a Mostra de Teatro do Brasil entre os dias 31 de outubro e 16 de dezembro.

Serão dezasseis produções que poderão ser desfrutadas nos palcos do Teatro Nacional São João (TNSJ) no Porto e no Teatro Nacional Dona Maria II (TNDM II) em Lisboa. Esta quarta-feira dia 31 de outubro e também no dia 1 de novembro às 21h30 estreia a peça Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade, em cena no Salão Nobre do TNSJ seguindo depois para a Sala Garrett do TNDM II nos dias 7 e 8 de novembro às 21h00. A peça retrata, através das correspondências entre pai e filha, a relação de Maria Julieta com o seu pai, o famoso poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade. A direção, conceção e também interpretação é de Sura Berditchevsky assinalando assim os seus quarenta anos de carreira como atriz. De destacar que Pedro Drummond, neto de Carlos Drummond de Andrade, desenvolveu, juntamente com Sura, a pesquisa da correspondência bem como a idealização do projeto.

Nos dias 1, 2 e 3 de novembro às 21h00, Bibi Ferreira, com noventa anos de idade, vai apresentar o seu repertório brasileiro e internacional no palco do TNDM II, Bibi Ferreira em Concerto.

A peça de teatro Hell, protagonizada pela atriz Bárbara Paz, da telenovela Viver a Vida já exibida em Portugal, e por Paulo Azevedo terá duas exibições no Porto (3 e 4 de novembro) e outras duas em Lisboa (10 e 11 de novembro).

A Missa dos Quilombos, obra musical de Milton Nascimento e que conta com vinte e um atores e oito músicos em palco, fala da história dos negros no Brasil misturando o rito católico com as expressões da cultura afrobrasileira. Com direção geral de Luis Fernando Lobo e direção musical de Túlio Mourão, as danças afro-brasileiras são interpretadas por Valéria Monã e Forró Alabe. Está em cena no TNSJ nos dias 8 a 11 de novembro às 21h30 e aos domingos às 16h00; segue para o TNDM na Sala Garrett de 15 a 18 de novembro às 21h00 e aos domingos às 16h00.

Muitas outras peças e espetáculos se seguirão com o objetivo de mostrar aos portugueses o que de melhor se faz na representação e encenação teatral brasileiras podendo ser consultadas na programação dos dois teatros.

Texto de Joana Resende

 

Deixar uma resposta