Mostra de Teatro do Brasil no Porto e em Lisboa

O Ano do Brasil em Portugal, que no fim-de-semana da sua abertura teve mais de noventa mil participantes, traz às cidades do Porto e de Lisboa a Mostra de Teatro do Brasil entre os dias 31 de outubro e 16 de dezembro.

Serão dezasseis produções que poderão ser desfrutadas nos palcos do Teatro Nacional São João (TNSJ) no Porto e no Teatro Nacional Dona Maria II (TNDM II) em Lisboa. Esta quarta-feira dia 31 de outubro e também no dia 1 de novembro às 21h30 estreia a peça Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade, em cena no Salão Nobre do TNSJ seguindo depois para a Sala Garrett do TNDM II nos dias 7 e 8 de novembro às 21h00. A peça retrata, através das correspondências entre pai e filha, a relação de Maria Julieta com o seu pai, o famoso poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade. A direção, conceção e também interpretação é de Sura Berditchevsky assinalando assim os seus quarenta anos de carreira como atriz. De destacar que Pedro Drummond, neto de Carlos Drummond de Andrade, desenvolveu, juntamente com Sura, a pesquisa da correspondência bem como a idealização do projeto.

Nos dias 1, 2 e 3 de novembro às 21h00, Bibi Ferreira, com noventa anos de idade, vai apresentar o seu repertório brasileiro e internacional no palco do TNDM II, Bibi Ferreira em Concerto.

A peça de teatro Hell, protagonizada pela atriz Bárbara Paz, da telenovela Viver a Vida já exibida em Portugal, e por Paulo Azevedo terá duas exibições no Porto (3 e 4 de novembro) e outras duas em Lisboa (10 e 11 de novembro).

A Missa dos Quilombos, obra musical de Milton Nascimento e que conta com vinte e um atores e oito músicos em palco, fala da história dos negros no Brasil misturando o rito católico com as expressões da cultura afrobrasileira. Com direção geral de Luis Fernando Lobo e direção musical de Túlio Mourão, as danças afro-brasileiras são interpretadas por Valéria Monã e Forró Alabe. Está em cena no TNSJ nos dias 8 a 11 de novembro às 21h30 e aos domingos às 16h00; segue para o TNDM na Sala Garrett de 15 a 18 de novembro às 21h00 e aos domingos às 16h00.

Muitas outras peças e espetáculos se seguirão com o objetivo de mostrar aos portugueses o que de melhor se faz na representação e encenação teatral brasileiras podendo ser consultadas na programação dos dois teatros.

Texto de Joana Resende

 

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.