MONSTRA Anima Lisboa De 16 A 26 De Março Com 500 Filmes De Animação

De 16 a 26 de março, a MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa está de regresso com 500 filmes de animação, entre competições, retrospetivas e antestreias nacionais, para miúdos e graúdos e que tem a Itália como país convidado.

A habitual homenagem do festival este ano vai para Itália, que inclui sessões de curtas contemporâneas, curtas que marcaram a história do cinema de animação italiano e retrospectivas a grande mestres da animação italiana como Bruno Bozzetto (Allegro non Troppo, Os Sonhos do Sr. Rossi), Enzo D’Aló (Pinóquio) e Julia Gromskaya e Simone Massi.

A Minha Vida de Courgette de Claude Barras, vai ser apresentado em estreia absoluta em Portugal na competição festival com a presença do realizador. O filme, que integrou a lista de nomeados para os Óscares 2017 na categoria de Melhor Animação, conta a história de Icare, conhecido por “Courgette”, que, após a morte da sua mãe alcoólica, é acolhido num orfanato onde aprende a fazer novas amizades.

Também em competição estarão os filmes Ludovigo e Luca – A Grande Corrida do Queijo, realizado pelo norueguês Rasmus A. Sivertsen; Louise à Beira-Mar de Jean-François Laguionie; Molly a Monstrinha, de Ted Sieger, Michael Ekblad e Matthias Bruhn; The Anthem of the Heart do japonês Tatsuyuki Nagai; e Window Horses – A Epifania Poética Persa de Rosie Ming, uma produção canadiana realizada por Ann Marie Fleming.

A competir pelo Prémio Vasco Granja / SP Autores, estarão 13 curtas-metragens portuguesas, produzidas no ano de 2016, por realizadores como Joana Toste, Pedro Serrazina, Filipe Abranches, Jorge Ribeiro, Pedro Brito, Paulo D’Alva e António Pinto, entre outros.

Na secção “Históricos” vai ser exibido o galardoado filme Persepolis, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, que em 2017 completa 10 anos, assim como Chronopolis, de Piotr Kamler, e Max & Co., de Samuel Guillaume e Frédéric Guillaume.

O filme A Tartaruga Vermelha, o mais recente de Michael Dudok De Wit, que também esteve nomeado aos Óscares como Melhor Filme de Animação, vai ser exibido numa sessão especial. Bill Plympton, que no ano passado teve na MONSTRA uma retrospetiva da sua, apresenta na edição de 2017 do festival, o seu mais recente filme, Vingança, em estreia nacional.

Do Japão chega à MONSTRA Ghost in The Shell: The New Movie, realizado por Kazuchika Kise e produzido pela IG Productions, a mesma produtora do filme original de 1996. Já o filme The Anthem of the Heart, a segunda longa do japonês Tatsuyuki Nagai integra a competição internacional de longas.

Para os mais pequenos, a Monstrinha também traz muitas novidades. Aos fins-de-semana, na secção Pais e Filhos, o programa inclui sessões gratuitas no Baby Monstra (para crianças até aos 3 anos), curtas italianas e longas-metragens para os mais novos, como Iqbal, A Criança que Não Tinha Medo, de Michel Fuzellier, Babak Payami, e Dois Amigos e um Texugo, de Rasmus A. Sivertsen, Rune Spaans; e ainda algumas longas como A Minha Vida de Courgette – My Life as a Zucchini; Molly a Monstrinha – Molly Monster; Louis e Luca – A Grande Corrida do Queijo – Louis&Luca – The Big Cheese Race e ainda a retrospetiva de Enzo D’Alò, de Itália, com O Gato que Ensinou a Gaivota a Voar e Pinóquio – Pinocchio. Além dos filmes vão decorrer workshops de animação para Pais e Filhos.

Este ano, e pela primeira vez, a MONSTRA vai ter no Cinema Ideal uma sessão dedicada à animação para adultos, “Triplo X”, com uma seleção de filmes para maiores de 18 anos.

A Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema Haverá apresenta sessões de cinema italiano, sessões de filmes portugueses premiados na MONSTRA na Sociedade Portuguesa de Autores e uma sessão de curtas musicadas ao vivo pelo maestro Carlos Alberto Moniz.

Também a Praça Luís de Camões recebe o evento, ao ser aqui instalado o Cinema Mais Pequeno do Mundo, com capacidade para 15 pessoas, e a companhia francesa Ciné Troupe regressam com uma seleção de filmes da competição Curtíssimas, que competem pelo Amendoim de Ouro.

O Museu da Marioneta recebe a mostra Vincent, Louise, Anatole e os outros… 20 anos do cinema de animação da JPL Films, dedicada ao trabalho desta produtora francesa, e ainda a marioneta do filme O Ciclope do Mar, a primeira grande produção da JPL Films, que será exibida dentro do seu cenário original: um farol em alto mar. A exposição será acompanhada por excertos, documentários e testes de animação da JPL Films!

Já a Sociedade Nacional de Belas Artes acolhe até dia 15 de abril a mostra Fotogramma per Fotogramma, uma exposição dedicada à animação italiana, curada por Paola Bristot, e que traça uma perspetiva geral da produção autoral contemporânea de curtas-metragens de animação em Itália. A seleção dos realizadores expostos relaciona-se com o lançamento do quarto DVD Animazioni, com curadoria de Paola Bristot e Andrea Martignoni. A entrada é livre.

Outra novidade deste ano é o painel Animação e Realidade Virtual, que se realiza no Cinema São Jorge no dia 18 de março. A animação tem sido utilizada como conteúdo para plataformas e projetos de realidade virtual, principalmente na indústria dos videojogos mas já está a dar os primeiros passos também na produção de conteúdos cinematográficos. Como oradores deste painel vão estar: Rachid El Guerrab (Project Manager ©Google Spotlight Stories), Tim Ruffle (realizador que colabora com os estúdios Aardman), Luke Ritchie (Head of Interactive Arts do Nexus Studios), Rui Guedes (Ground Control Games) e Rafael Antunes (Universidade Lusófona). Após conversa com os especialistas, o público poderá experimentar a tecnologia com os vários projetos dos participantes no painel, através de equipamentos HTC VIVE e Google Cardboard.

Entre os convidados desta edição, a MONSTRA recebe Claude Barras, realizador de Ma Vie de CourgetteTed Sieger, ilustrador suíço responsável por Molly MonsterJean-François Laguionie, realizador de Louise en Hiver; Laguionie, Ann Marie Fleming, realizadora de Window Horses; Bruno Bozzetto, que apresentará um excerto da sua obra de referência Bozzetto Non TroppoLuca Raffaeli e Enzo D’Alò, realizador de Pinocchio de Itália; o compositor Andrea Martignoni, o escritor Giannalberto Bendazzi; da Argentina Juan Pablo Zaramella, autor da famosa série El Hombre más Chiquito del Mundo, homenageado no festival através de uma retrospetiva e presente também para orientar um workshop acerca da técnica de pixilação e um workshop para Pais e Filhos.

Os bilhetes custam 4 euros, as Sessões Pais e Filhos custam 4 euros para os adultos e 1 euro para as crianças (até um máximo de 3 crianças acompanhadas por cada adulto). A
Baby Monstra tem entrada livre. Os bilhetes para a Cinemateca custa 3,20 euros. Existem ainda vouchers de 5 bilhetes que custam 15 euros e estão à venda na loja MONSTRA (e apenas podem ser usados no Cinema São Jorge e Cinema City Alvalade).

Autor:Texto de Sandra Mesquita
Artigo anteriorAmor De Dom Perlimplim Com Belisa Em Seu Jardim Para Ver Nos Recreios Da Amadora
Próximo artigoGabriel O Pensador Em Abril No Campo Pequeno

Leave a Reply