Monstra 2009 : Segundo dia

No segundo dia do festival de animação de Lisboa, Monstra 2009, o Stop Motion foi rei com os filmes $9.99 e Edison and Leo.

$9.99 é a estreia de Tatia Rosenthal nas longas-metragens com destino ao público adulto. De origem israelo-australiano, o filme de animação de volumes é baseado nos contos de Edgar Keret e reúne as histórias de vida de uma série de inquilinos de um edifício de Sydney, e as suas reflexões sobre o sentido da vida.

Edison and Leo

Neste filme de origem canadiana, deparamo-nos com uma simbiose deimage-7stop-motion e humor negro. Numa história que começa com ares de aventura e descoberta, desenrola-se com um enredo cómico e com toques de grotesco, que não sendo para todos, não deixa de satisfazer os mais aventurosos. Apesar da história ser algo sombria e de apresentar alguns pormenores, que dando volume às personagens e enredo não acrescentam nada à história, esta consegue o brilharete de dar um final feliz a praticamente todas as personagens, que conseguem chegar vivas ao fim do filme.

A animação e as vozes não sendo as mais polidas, fundem-se com a narrativa e contribuem para reminiscências a filmes de terror clássicos.

Deixar uma resposta