Monstra 2009 – 5º Dia: Mia et le Migou e Sita Sings the Blues

Sexta-Feira 13 foi o  5º dia da MONSTRA e o último dia de competição de longas mia-et-le-migoumetragens, no qual foram apresentados dois filmes sublimes, Mia et le Migou e Sita Sings the Blues.

Em Mia et Le Migou temos a história de uma menina orfã de mãe  e afastada do pai, que um dia decide encetar uma viagem para voltar a reunir-se com este, pelo caminho faz amizade com os Migou, seres da floresta que protegem a grande árvore sagrada, com mais jeito para a brincadeira. Sobre um cenário alusivo à ecologia, este filme fala de prioridades, da importância da família e das pessoas em quem confiar. Com uma animação rica e fresca é um filme para ver em família.

Site oficial: http://www.miaetlemigou.fr

Sita Sings the Blues de Nina Paley é uma adaptação de um excerto do texto indiano Ramayana, fundido com a música melancólica de Annette Hanshaw. É produzido sita-sing-the-bluescomo catarse, de uma relação acabada de forma brusca e sui generis, que dá o mote ao sub-título “The Greatest Break- Up Story Ever Told”.

Feito quase integralmente por Nina Paley(EUA), este filme combina vários estilos de animação, humor, lendas históricas, música indiana e jazz, numa salada de coisas boas.

Tem também uma parte mais séria e de intervenção social, como por exemplo, reflece no papel e significado da mulher, na sua posição histórica e nos reflexos ainda existentes desse legado.

Este filme prima ainda pela particularidade de ser uma oferta da autora ao mundo, permitindo no site oficial do filme aceder-se a uma série de downloads e visionamentos on-line, usufruindo de tudo o que a Internet tem para oferecer.

Site Oficial: http://www.sitasingstheblues.com/

Deixar uma resposta