Monsraz promove este fim-de-semana a II Dark Sky® Party

alentejo_darksky (3)Depois do sucesso da edição de 2012, decorre este fim-de-semana a 2ª edição da Dark Sky® Party, que pretende dar a perceber a ligação entre os monumentos megalíticos da região e o céu noturno, com a observação astronómica e que inclui  inúmeras novidades e atrações, atividades diurnas e noturnas, numa iniciativa que vai ter lugar no Centro Náutico de Monsaraz, a partir das 21h00.

A 13 de Julho a Dark Sky® Party começa pelas 15h00 com diversas atividades e workshops para adultos e crianças – da astronomia, olaria, chás e plantas aromáticas, astrofotografia, observação do sol, canoagem e passeios de barco, palestras, workshops e iniciativas. Vítor Quinta, guia do céu Dark Sky® Alqueva, o astrofísico Raul Lima do CGUC e ESTSP/IPP e os astrofísicos Filipe Pires, Ricardo Reis, Elsa Silva e João Lima do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) irão conduzir a observações astronómica, a partir das 22h00. O astrofotógrafo oficial do Dark Sky® Alqueva, Miguel Claro, promoverá sessões de astrofotografia. O Planetário portátil do CAUP disponibilizará ações diurnas.

O Dark Sky® Alqueva é o primeiro destino do mundo a obter a certificação Starlight Tourism Destination, atribuída pela Fundação Starlight. A “Rota Dark Sky® Alqueva” permite aos astro-turistas realizar passeios pedestres, passeios a cavalo, observação de estrelas, birdwatching, wildnightwatching, à noite. A Fundação Starlight foi criada em 2007 para fazer cumprir a Declaração para a Defesa do Céu Noturno e para o Direito à Luz das Estrelas.

A organização é uma iniciativa conjunta do Dark Sky® Alqueva e da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, contando com o apoio do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto/IPP.

Texto de Clara Inácio
Foto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta