Monserrete recebe a exposição 10 Cidades Mexicanas Património Mundial

A partir de dia 14 de abril o Palácio de Monserrate, em Sintra, recebe a exposição de fotografia 10 Cidades Mexicanas Património Mundial, com 40 fotografias das cidades reconhecidas pela UNESCO, no México, como Património Mundial: Campeche, Cidade do México e Xochimilco, Guanajuato, Morelia, Oaxaca, Puebla, Querétaro, San Miguel de Allende, Tlacotalpan e Zacatecas.

Esta exposição é uma iniciativa da Associação Nacional de Cidades Mexicanas Património Mundial (ANCMPM) através da Embaixada do México em Portugal, para dar a conhecer esta parte do México. Vai estar patente até dia 27 de maio.

Os visitantes podem contemplar o Templo Maior, centro cerimonial mais importante da vida religiosa e económica dos Aztecas, a Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, o Palácio das Belas Artes, a Mina de Guadalupe, a Cúpula do Santuário de Guadalupe, as Bailarinas de danças regionais e o Santo Enterro, cerimónia realizada na sexta-feira da Paixão no templo do oratório de São Felipe Néri, a Catedral de Zacatecas, entre outras.

A exposição 10 Cidades Mexicanas Património Mundial  já percorreu todo o México, bem como várias cidades dos Estados Unidos da América (como New York, Washington e São Francisco, entre outras), Canadá, Brasil, Chile, Argentina, Equador, República Dominicana, Áustria, Hungria e Quénia.

A Associação Nacional de Cidades Mexicanas do Património Mundial é um organismo sem fins lucrativos constituído em 1996, com o objectivo de preservar, divulgar e promover o património cultural destas cidades.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta