Monsanto E Monsaraz São Finalistas Na Categoria Aldeias Monumento Das 7 Maravilhas – Aldeias De Portugal®

Monsanto e Monsaraz são as aldeias finalistas do concurso 7 Maravilhas – Aldeias De Portugal®, escolhidas pelos portugueses na categoria Aldeias Monumento. 

As duas aldeias foram escolhidas entre: Almeida, Estoi, Evoramonte, Idanha a Velha, Monsanto, Monsaraz e Sortelha, durante a gala transmitida em direto de Monsanto, no Concelho de Idanha a Nova, no domingo dia 13.

Monsanto foi conquistada por D. Afonso Henriques aos Mouros e doada aos Templários em 1165. O primeiro rei de Portugal concedeu-lhe também carta de foral em 1174, confirmado por D. Sancho I (1190) e D. Afonso II (1217). A Capela de S. Pedro de Vir-à-Corça ou Ver-a-Corça faz parte do património arquitectónico da região, datada do séc. XIII. Em 1938, num concurso promovido pelo Estado Novo, Monsanto conquistou o título de “Aldeia mais Portuguesa de Portugal”. Sobressaem entre o património geológico os “Montes-Ilha” de Monsanto, geomonumentos do Geopark Naturtejo da UNESCO. E são emblemáticos desta região os adufes e marafonas (bonecas de trapos).

Monsaraz foi conquistada aos mouros por Geraldo Sem Pavor em 1167, mas por pouco tempo. Após reconquista definitiva, em 1232, D. Sancho II doou a região à Ordem do Templo, para defesa e repovoamento. Em 1276, D. Afonso III concede a Monsaraz o estatuto de sede do concelho, que manteve até 1851. Do património realça-se as fortificações, a Igreja Matriz, construída no séc. XVI para substituir a igreja primitiva, destruída por causa da peste, o Castelo de Monsaraz, a Casa da Inquisição (umas das únicas no país) e o Pelourinho. A sua envolvente deixa recuar o nosso imaginário por muitos séculos, nos mais de 150 monumentos megalíticos com estórias com mais de 5000 anos.

Este domingo dia 20 de agosto são votadas as Aldeias em Áreas Protegidas. A fase final de votação vai decorrer de 27 de agosto a 3 de setembro, após a transmissão de um programa sobre as 14 finalistas apuradas, sendo depois as 7 vencedoras conhecidas numa Gala que vai decorrer a 3 de setembro no Piódão.

Até agora estão apuradas as aldeias de Paderne, Sistelo, Dornes, Santa Clara-a-Velha, Azenhas do Mar, Fajã dos Cubres, Piódão, Castro Laboreiro, Podence, Figueira de Castelo Rodrigo, Monsanto e Monsaraz.