Mitos & Monstros “aterrorizam” Freeport até 10 de Maio

A exposição Mitos & Monstros, do Museu de História Natural de Londres, apresenta uma parte da mostra, no Centro de Exposições do Freeport, em Alcochete, numa iniciativa que conta com a colaboração do Museum Nacional de História Natural, e que vai ficar patente ao público até 10 de Maio.

Inspirada em antigas lendas clássicas, histórias medievais, fantasias cinematográficas e experiências científicas, entre tantas outras histórias que fazem parte do imaginário humano, a exposição tenta desvendar a origem de alguns dos mitos mais populares entre miúdos e graúdos, mas com base em explicações científicas.

monstros1monstros2

Um unicórnio branco e um dragão são os dois primeiros seres mitológicos, a receber o visitante, num pequeno castelo medieval recriado no espaço expositivo. Nas “muralhas” algumas explicações científicas e lendas tentam esclarecer a origem destes dois “monstros”, mas são os movimentos do dragão, o bater de asas, o deitar a língua de fora e o mexer a cabeça que encantam os mais pequenos, pequenos efeitos criados graças às novas tecnologias, como a robótica.

São vários os robôs em tamanho real, que ao longo da exposição tentam assustar ou encantar quem por lá passa. Um Extraterrestre, uma Quimera (figura que é uma parte leão, outra parte serpente e ainda uma parte cabra) personagem descrita nas lendas clássicas. Um cíclope numa gruta, tal e qual como Polifemo – descrito na Odisseia de Homero, ou um Yeti nas montanhas brancas do Tibete, completam os “monstros” recriados roboticamente.

mitos-e-monstros

A encerrar a mostra, o “Ovo de Sinbad”, que remonta para o mito da Fénix, o pássaro que está constantemente a renascer das cinzas, que os mais pequenos conhecem da saga de Harry Potter.

Mitos & Monstros pode ser visitado dos os fins-de-semana, das 12h00 às 18h00, no Centro de Exposições do Freeport em Alcochete, os bilhetes custam 5 euros para os adultos e 2 euros para crianças até aos 12 anos, famílias de quatro pessoas (dois adultos e duas crianças) pagam 10 euros.

Fotos: Gabinete de Comunicação do Freeport

2 Comentários

  1. foi muito gira a esposiçao mas eu pensava que tinha mais coisas… gostei imenso do dragao e a minha prima tambem ate o queria levar para casa mas nao podia….

    foi muito divertida ……

    espero que possam fazer mais esposiçoes asssim divertidas e se podessem mandar me pelo msn quais sao as espoiçoes que estaçao a decorrer…..

    adeus ate a proxima…………………….

Deixar uma resposta