Mistérios, morcegos e milongas na programação de Outono do Castelo de S. Jorge

O Castelo de S. Jorge organizou uma programação muito variada para este Outono, com várias atividades para todas as idades e variados interesses, desde aulas de tango argentino até à observação de morcegos no seu habitat.

Tertúlias de Outono no Castelo

A terceira edição do programa Tertúlias de Outono abordará desta vez o tema Mistérios, Lendas e Mitos de Lisboa. Trata-se de um programa comissariado pela Dr.ª Gabriela Carvalho, onde vários investigadores e profissionais debatem o tema proposto em cada sessão.

  • 16 de setembro – Mistérios e curiosidades de Lisboa
  • 30 de setembro – Os afectos de Lisboa
  • 14 de outubro – Histórias da História de Lisboa
  • 28 de outubro – Convivência de credos em Lisboa: mitos e lendas
  • 11 de novembro – Lisboa e os mitos urbanos
  • 25 de novembro – Três olhares sobre Lisboa

As Tertúlias realizam-se aos domingos à tarde no Castelo, pelas 16h00, e são gratuitas mas sujeitas a inscrição prévia.

Fora de Horas – Morcegos no Castelo

Aos sábados, durante o mês de setembro, irão realizar-se passeios nocturnos a partir das 20h30, na companhia de um biólogo, para observar e identificar as várias espécies de morcegos que vivem nos jardins e nas muralhas do Castelo com a ajuda de um detector de ultra-sons.

Os passeios duram cerca de duas horas e têm um custo a partir dos 10 euros.

Milongas no Castelo

No dia 1 de Setembro dança-se o tango no Castelo de S. Jorge.

Às 18h00, haverá uma aula de iniciação ao tango argentino, dada por professores que já participaram em Festivais Internacionais de Tango.

A seguir virá a Milonga, das 19h00 às 21h00, com DJs que irão passar músicas adequadas ao Tango Danza.

O custo é de 6 euros por pessoa.

Jogos em Família

Os Arautos da Brincadeira, D. Berengário e D. Segismundo, envolvem os mais pequenos em brincadeiras e jogos de outros tempos, como o quebra-bilhas, a vara-cega e a torre do tesouro, entre outros.

No dia 2 de Setembro, com início às 11h00, os Jogos em Família terão a duração de duas horas e estão abertos a crianças a partir dos 5 anos.

O custo é de 3,50 euros.

Artes Bélicas no Castelo

No dia 9 de Setembro, pelas 11h00, os visitantes do Castelo de S. Jorge poderão observar o funcionamento de máquinas de cerco e ficar a conhecer a rotina dos engenheiros e dos artilheiros, como o limpar das armas e a instrução dos novos elementos, passando pelo inspeccionar, alinhar e disparar das armas de cerco, nomeadamente catapultas e balistas, que estarão montadas no recinto.

Se as condições o permitirem, haverá ainda a possibilidade de experimentar o disparo das máquinas sob a supervisão dos membros do Ofício Bélico.

A demonstração terá a duração de uma hora e o custo é apenas o do bilhete de entrada no Castelo.

Danças para Três Princesas

A Associação Portuguesa Danças com História apresenta um espectáculo de dança com trajes a rigor, cujo tema será o do casamento de D. Catarina de Bragança, princesa de Portugal e esposa consorte de Carlos II de Inglaterra.

No dia 16 de setembro, às 11h00, o espectáculo terá a duração de uma hora e o custo é apenas o do bilhete de entrada no Castelo.

Visitas em Família

No dia 23 de setembro irá realizar-se uma visita de exploração ao castelejo e ao núcleo arqueológico do Castelo de S. Jorge pelas 11h00, com o custo de 3,50 euros.

Texto de Isabel Baptista
Fotografia de Elsa Furtado

Deixar uma resposta