Miradouro Na Ponte 25 De Abril É A Nova Atração Turística De Lisboa

Reportagem de Tânia Fernandes

Experiência Pilar 7

O elevador sobe ao 26º andar e quando a porta se abre, estamos ao nível do tabuleiro da Ponte 25 de Abril. Um pequeno miradouro, com varanda panorâmica virada a oeste, promete ser a nova atração turística de Lisboa. Experiência Pilar 7 – Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril permite o acesso a espaços, até agora inacessíveis ao público. Proporciona uma viagem pela história e técnicas de construção desta obra que culmina no miradouro. Tem data de abertura anunciada para 27 de setembro.

O olhar perde-se na direção do Rio Tejo e quem não tem vertigens pode mesmo olhar para os pés. A varanda suspensa tem não só as laterais, como a base em vidro, permitindo ver a estrada, a 80 metros de distância.

Este é o culminar de uma visita na qual se pretende desvendar mais sobre a construção e estrutura da ponte 25 de Abril.

Experiência Pilar 7

É possível contemplar a escala das estruturas da Ponte, bem como conhecer algumas das particularidades inerentes à sua construção, através de informações contidas em vários discos de metal de grande dimensão, colocados no chão ao longo do percurso. A maqueta original da Ponte 25 de Abril está, pela primeira vez, ao alcance do público, servindo de apoio para apresentar os números da obra.

A passagem por algumas salas imersivas, no percurso prévio à entrada do elevador, complementam esta experiência. Há projeções 360º sobre a construção da Ponte com quatro pequenos filmes que mostram as intervenções e a grandiosidade desta obra. Acessíveis estão também duas duas salas onde residem as principais amarrações dos cabos de sustentação da Ponte, os pontos fulcrais desta obra de engenharia.

Numa outra sala com espelhos superiores e inferiores, o visitante vai desafiar o seu equilíbrio, com a ilusão de profundidade.

Depois, é seguir caminho para o elevador panorâmico que dá acesso ao miradouro.

A Experiência Pilar 7 – Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril vai estar acessível a partir de dia 27 de setembro, todos os dias, de maio a setembro, das 10h00 às 20h00 e, de outubro a abril, até às 18h00, encerrando apenas a 25 de dezembro.

As entradas custam 6 euros. Para estudantes, maiores de 65 anos ou grupos de 10 ou mais pessoas: 4 euros por pessoa. Para as crianças até aos 5 anos e portadores do Lisboa Card o acesso é gratuito, e podem ser adquiridas no local.

A experiência de Realidade Virtual tem ingresso próprio, no valor de 1,50 euros, sendo gratuito para crianças até aos 5 anos e portadores do Lisboa Card.

Deixar uma resposta