Michel e Olivier assinam menus gourmet a bordo do Alfa Pendular

Foi na passada quarta-feira, que o chefe Michel cozinhou, pela primeira vez, em andamento, a mais de 100 km/hora, a bordo de um comboio, na apresentação dos novos menus gourmet do serviço Alfa Pendular da CP, em que predominam as receitas tipicamente portuguesas.

A experiência teve lugar numa composição que fazia a ligação Lisboa-Porto, mas chegados a Caxarias, Ourém, a comitiva de 80 convidados (entre jornalistas, artistas e gestores) saiu e apanhou novo comboio, no sentido contrário, para cumprir a segunda metade desta viagem gastronómica.

Depois de aguçado o apetite com o “serviço extra” de Michel, os convidados experimentaram alguns dos menus que vão acompanhar o próximo ciclo de ementas deste conceito de cozinha “gourmet” em movimento, idealizado pelo seu filho, o chefe Olivier.

Da concepção de um à  execução do outro, chegaram à mesa, depois de um “guisadinho de cogumelos”, um creme de galinha e castanhas e os pratos de peixe (lombo de bacalhau fresco com molho de manteiga e ervas aromáticas), carne (rojões de porco à portuguesa com migas de grelos e feijão frade) ou massa (farfalle com molho de camarão e fígado de pato), seguidos de sobremesa. Tudo confeccionado no Atelier de Cozinha Michel.

Para privilegiarem os produtos sazonais, os menus são alterados em cada estação do ano, desde que em Janeiro de 2008 foi criado o denominado Serviço Latitudes – Café Comboio, em parceria com a empresa de catering Servirail.

Em média são servidas 200 refeições por dia no eixo Braga-Porto-Lisboa-Faro, a 13,90 euros cada, sem reserva, ou a 12,50 euros, com pré-reserva. Os pequenos-almoços variam entre 5,30 euros e 5,90 euros.

Quem viaja em classe turística ou conforto também pode aceder às confecções de Michel, a troca de 6,90 euros, que dão direito a “boxes” com sopa, prato principal e sobremesa, disponíveis para levar para o lugar ou para casa.

As reservas de refeição, efectuadas no acto da compra do bilhete nas bilheteiras ou antecipadamente através do 808 208 208, até 30 minutos antes da partida das estações de Braga, Porto Campanhã, Lisboa Santa Apolónia e Faro, beneficiam de um desconto de 10%. O cliente pode ainda, mediante marcação prévia, usufruir de menus especiais (vegetarianos, diabéticos e sem sal) ou menus para crianças.

O novo leque de sabores permitirá  a degustação de pratos como coxa de frango com recheio de alheira, guisado aveludado de tamboril, filete de truta selvagem, língua estufada com amêndoa, bacalhau com brôa ou lombinhos de porco com migas.

Os pratos são antecedidos de entradas que podem passar pela terrina de peixe com espinafres e molho de ervas à empada de massa tenra.

À sobremesa, os sabores contemplam o tradicional arroz doce, servido com frutas cristalizadas, brownie de chocolate com creme inglês ou leite-creme com anis, entre outras receitas.

Por Cristina Alves
Foto 1 Pedro Gonçalves – Gabinete de Comunicação da CP

Deixar uma resposta