Mercado Medieval de Óbidos começa a 19 de julho

Entre os os dias 19 de julho e 12 de agosto a Vila de Óbidos volta a viajar no tempo até ao período medieval, com a sua recriação histórica anual que transforma a vila  num burgo da idade média. Durante 16 dias o Mercado Medieval de Óbidos vai encher-se de alegria entre  bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos e jograis especialistas nas artes divertir as gentes invadem a vila transportando o visitante para época.

“Na zona mais a norte, local privilegiado pela sua ambiência tosca, o visitante começa a viagem no tempo por entre tabernas de comes e bebes, artesãos e mercadores oriundos dos quatro cantos do Reino …”

Em seguimento do que tem sido feito nos últimos anos, o Mercado Medieval de Óbidos continua a apostar nos aspetos mais relevantes da História de Óbidos, centrando-se na temática da Casa das Rainhas, com a recriação das cerimónias esponsais de D. Afonso V e D. Isabel de Coimbra é obrigatória no sentido de abordar a temática do casamento na Idade Média. O casamento de D. Afonso V com D. Isabel de Coimbra realizou-se em Santarém em 1447, no entanto as cerimónias esponsais realizaram-se na Igreja de Santa Maria, quando ambos tinham nove anos de idade.

Os visitantes vão ter ainda à sua espera animação musical, torneios, cortejos, danças medievais, espetáculos de palco, assalto ao castelo / confronto bélico e animação de rua.

À semelhança das outras edições vão decorrer ainda as Ceias Medievais, que pressupõe um número mínimo de 20 participantes. As ceias deverão ser reservadas até 24 horas antes da data pretendida, mediante pagamento de 50% do valor total da ceia e as reservas deverão ser levantadas e pagas até às 17h00 do dia pretendido. O preço é de 35 euros e inclui entrada na feira, traje e ceia e tem ínicio marcado para as 20h30.

O preço do bilhete é de  6 euros, o aluguer de traje  6 euros, e traje à época 3 euros, a entrada é gratuita para menores de 12 anos, para os munícipes a  entrada livre, na apresentação do  Cartão do Cidadão ou Bilhete de identidade e cartão eleitor na bilheteira de trajados, para quem possua cartão via verde para Cultura a entrada é gratuita na  apresentação C.C.+ Cartão do Cidadão ou Bilhete de identidade e Cartão Via Verde na  Porta da Talhada.

O Mercado Medieval de Óbidos vai estar aberto ao público de 19 a 12 de agosto às quintas-feiras das 17h00 às 24h00, sextas-feiras das 17h00 à 1h00, sábados das 12h00 à 1h00, domingo das 12h00 às 24h00.

Texto de Margarida Vieira Louro 

Deixar uma resposta