Maria Matos inicia temporada com “A Colecção Privada de Acácio Nobre”

A Colecção Privada de Acácio Nobre, de Patrícia Portela é a peça que abre hoje, dia 10 de Setembro, a temporada teatral 2010/2011 do Teatro Maria Matos, em Lisboa.

Esta composição teatral fala-nos sobre um político da Primeira República, um cientista e artista português do início do século XX (que a autora não esclarece se existiu ou se é ficção), que poderia ter mudado a história de Portugal e cuja história ela reconstrói a partir do espólio que encontrou num baú em casa dos avós, composto por fragmentos de textos, cartas dactilografadas e maquetas de brinquedos e outros objectos idealizados por Acácio Nobre.

A peça está inserida na programação do Centenário da República, e vai estar em cena até 18 de Setembro, de terça a sábado, às 21h30, e ao domingo, às 18h00, com bilhetes entre 6 e 12 euros.

Depois do teatro, o Maria Matos estreia também no último dia do mês o programa de dança “Landscape With Figures”, do coreógrafo André Mesquita, que nestas peças se questiona sobre o que está por trás da criação e propõe-se tornar visível no palco as manifestações físicas que estão presentes no processo criativo. Patente até 2 de Setembro, este espectáculo tem encontro marcado para as 21h30.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta