Mais antigo hotel de Viana do Castelo vai acolher incubadora criativa

hotel_aliancaO Hotel Aliança, a unidade hoteleira mais antiga de Viana do Castelo, vai dar lugar a uma incubadora criativa. Segundo o anúncio feito por José Maria Costa, presidente da autarquia, já estão a ser realizados contatos com os proprietários do edifício e o projeto, em fase de análise, deverá ser alvo de candidatura a fundos comunitários. Encerrado em 2011, o Hotel Aliança deverá ver os seus quartos usados para apoio aos criadores e as áreas comuns transformadas em espaços de exposição.

Com a marca do projeto Viana Criativa, a incubadora será, segundo o presidente da câmara, um local de acolhimento para os jovens talentos de Viana do Castelo iniciarem a sua atividade e promoverem o seu trabalho. “Estamos a trabalhar num grupo base para lançamento desse projeto, jovens que já estejam implementados no mercado para ajudar os mais novos”, acrescentou.

A Viana Criativa, projeto que envolve a câmara municipal, a Associação Empresarial e o Instituto Politécnico e dezenas de outras entidades públicas e privadas, aposta “numa entidade territorial forte e diferenciadora, assente na criatividade”, procurando “valorizar as vivências, o talento e os negócios num ambiente urbano, multicultural e tolerante”.

O Hotel Aliança, situado de frente para o rio Lima na Av. dos Combatentes da Grande Guerra, surgiu em 1798 sob o nome de Hotel Águia de Ouro. Só em 1907 ganhou a atual designação. Encerrado desde há 13 anos, o espaço com 350 metros quadrados e categoria de duas estrelas oferece 22 quartos num total de 44 camas.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta