Maio Maduro nas Aldeias do Xisto

A primavera chegou às Aldeias do Xisto e o tempo convida à descoberta. Motivos de interesse para celebrar o mês de Maio não vão faltar, principalmente no que toca a viver as tradições genuínas da região.

A ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto organiza, em colaboração com os seus parceiros, passeios pedestres por trilhos que circundam as Aldeias do Xisto, de forma a que todos os participantes descubram ou redescubram os Caminhos do Xisto.

Um dos ciclos vai já ter lugar a 16 de Maio, dia em que o Caminho do Xisto de Água Formosa, em Vila de Rei, vai ser percorrido a pé “à descoberta das Ribeiras”. Um percurso que percorre ribeiras e zonas envolventes por antigos trilhos de moleiros e agricultores. Esta actividade, organizada pelo Município de Vila de Rei, terá um custo por inscrição de cinco euros e insere-se no programa das XII Jornadas Desportivas do Município de Vila de Rei, estando o ponto de encontro previsto para a aldeia de Água Formosa às 9h30, para um percurso que está previsto ter uma duração de quatro horas.

Já no dia 23 vai ser o Caminho do Xisto de Sarzedas, em Castelo Branco, que vai ser descoberto a pé, numa actividade que se insere na Corrida pela mitigação das Alterações Climáticas e preservação da biodiversidade, uma iniciativa que consiste numa campanha de informação e sensibilização pela promoção da biodiversidade e dos valores Naturais de Portugal.

Este percurso pedestre inicia-se na aldeia, junto à Capela de St. António, e leva os caminhantes por ruas ladeadas de casas brasonadas até à Capela de S. Sebastião, seguindo então por uma antiga calçada Romana. Como é habitual, esta actividade está prevista para as 9h30, a partir dos “Poços Mineiros”, e tem um valor de inscrição de cinco euros. No final do percurso, organizado pela Associação Magarefa, há plantação de árvores.

(Re)Viver Jogos Tradicionais

Integrado no Calendário do IV Ciclo Etnográfico da Lousã, a Aldeia do Xisto do Candal recebe, no próximo dia 30 de Maio, a Recriação dos Jogos Tradicionais das Aldeias do Xisto. Neste dia será ainda feita a primeira transmisssão radiofónica da rádio-amadora  Aldeias do Xisto, sendo que um dos seus principais objectivos passa por divulgar o património e o potencial turístico de Portugal.

A recriação destes Jogos Tradicionais, que tem o Grupo Etnográfico da Região da Lousã como mentor, tem lugar na eira da Aldeia do Xisto do Candal, na Lousã, com início previsto pelas 15 horas.

É com muita animação que os tempos de outrora vão ser recordados, com jogos como: Tracção à corda, Corrida de sacos, Jogo do pião, Jogos da cantarinha em roda e suspensa, Corrida de arcos, Jogo do prego e Jogo da macaca.

Os presentes vão ainda ter a oportunidade de recordar ou aprender como se fazia a elaboração de cordão para sacos de retalhos em carrinho de linhas ou a construção de um balão.

No final actuará o Grupo Etnográfico da Região da Lousã e haverá ainda uma merenda tradicional à base de broa caseira, enchidos, azeitonas, pataniscas de bacalhau, bolinhos de arroz, filhós barradas a mel, sardinhas fritas, azeitonas e, claro, vinho da região, como manda a tradição.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta