Madrid acolhe 1º Festival do Fado em Junho

Carminho, Cuca Roseta e Carlos do Carmo são os cabeças de cartaz para o primeiro Festival do Fado de Madrid, que decorre entre os dias 17 e 19 de Junho. O evento pretende levar o público espanhol numa “viagem pelo panorama fadista, com música, cinema, gastronomia, debates e um workshop”.

O festival é organizado em conjunto pelo Teatro del Canal e pela Embaixada de Portugal em Madrid. A apresentação oficial tem lugar esta semana, na capital espanhola, num encontro onde estarão, entre outros, “Carminho”, a embaixatriz portuguesa Cristina Mendonça e Moura, o conselheiro Cultural da missão diplomática Rocio Casado, Frederico Carmo e Álvaro Covões.

Os pontos altos do festival serão os concertos previstos de Carminho (17 Junho), Cuca Roseta (18 Junho) e Carlos do Carmo (19 Junho).

A programação inclui ainda a exibição dos filmes Fados, de Carlos Saura, e A Arte de Amália, de Bruno de Almeida, bem como a realização de outras atividades em colaboração com o Museu do Fado.

Haverá ainda um espaço dedicado à gastronomia, com pratos tradicionais portugueses que serão servidos durante o certame de três dias.

O fado é uma das produções culturais com mais projeção em Espanha, sendo reconhecido com um dos símbolos nacionais de Portugal.

 

 

Por Cristina Alves

 

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.