Madrid acolhe 1º Festival do Fado em Junho

Carminho, Cuca Roseta e Carlos do Carmo são os cabeças de cartaz para o primeiro Festival do Fado de Madrid, que decorre entre os dias 17 e 19 de Junho. O evento pretende levar o público espanhol numa “viagem pelo panorama fadista, com música, cinema, gastronomia, debates e um workshop”.

O festival é organizado em conjunto pelo Teatro del Canal e pela Embaixada de Portugal em Madrid. A apresentação oficial tem lugar esta semana, na capital espanhola, num encontro onde estarão, entre outros, “Carminho”, a embaixatriz portuguesa Cristina Mendonça e Moura, o conselheiro Cultural da missão diplomática Rocio Casado, Frederico Carmo e Álvaro Covões.

Os pontos altos do festival serão os concertos previstos de Carminho (17 Junho), Cuca Roseta (18 Junho) e Carlos do Carmo (19 Junho).

A programação inclui ainda a exibição dos filmes Fados, de Carlos Saura, e A Arte de Amália, de Bruno de Almeida, bem como a realização de outras atividades em colaboração com o Museu do Fado.

Haverá ainda um espaço dedicado à gastronomia, com pratos tradicionais portugueses que serão servidos durante o certame de três dias.

O fado é uma das produções culturais com mais projeção em Espanha, sendo reconhecido com um dos símbolos nacionais de Portugal.

 

 

Por Cristina Alves

 

Deixar uma resposta