Madeira Nature Film Festival Arranca Domingo

madeira_film_festivalDecorre entre 26 de abril e 3 de maio a 4.ª edição do Madeira Nature Film Festival. O certame internacional de cinema independente inspirado na natureza regressa com um cartaz diversificado, que abrange ainda música e dança.

Durante uma semana será possível assistir a 55 filmes – 17 longas e 38 curtas-metragens – com sessões diárias às 14h00, 16h00, 19h00 e 21h30, no Teatro Baltazar Dias. Do cartaz fazem também parte workshops com figuras da sétima arte, no Belmond Reid’s Palace, que decorrem na parte da manhã. Já de tarde ocorrerão palestras e sessões de cinema, no mesmo teatro e no lounge do festival, frente a este, na Avenida Arriaga.

O evento inclui ainda o projeto educativo, no qual alunos e docentes aprofundam conceitos e técnicas, partilhando conhecimentos e experiências, através da fotografia, do vídeo e da escrita, colocando os trabalhos à apreciação do júri nas categorias de Melhor Vídeo, Melhor Fotografia, Melhor Estória e Melhor Storyboard. Este marcará o arranque do festival no dia 26, sob o lema “A Natureza na Minha Cidade”, contando com a presença de concorrentes e jurados.

Já o dia 27 será dedicado à Floresta Laurissilva, património reconhecido pela UNESCO, tendo como destaque uma adaptação de Dez Mil Seres, espetáculo do grupo Dançando com a Diferença, numa coreografia de Clara Andermatt, às 16h30, no Fanal.

De salientar a aposta na internacionalização do festival através do MFF On the Road, programa que leva curtas-metragens portuguesas em digressão internacional. Em 2014, este visitou várias cidades dos Estados Unidos, promovendo não apenas o cinema, mas também o património e produtos regionais.

O festival encerra no dia 3 de maio com a nomeação dos Embaixadores da Floresta Laurissilva, num evento a decorrer no Belmod Reid’s Palace.

Texto de Alexandra Gil

Deixar uma resposta