Loulé assinala Dia Mundial da Música com palestras e concertos em igrejas

A Câmara Municipal de Loulé vai assinalar o Dia Mundial da Música, que se comemora hoje, dia 1 de Outubro, com uma palestra e um concerto integrado no programa do XII Encontro de Música Antiga de Loulé.

O musicólogo e antigo secretário de Estado da Cultura, Rui Vieira Nery, vai estar no Edifício Eng.º Duarte Pacheco, pelas 21h00, para proferir a palestra “A Voz e o Alaúde no Renascimento”.

Uma hora depois, na Igreja de S. Francisco, em Loulé, o conceituado grupo Alla Francesca vai dar um concerto. Este trio constituído por Brigitte Lesne (voz, harpa medieval, percussões), Pierre Hamon (flauta de bisel e transversal, flauta dupla, gaita-de-fole) e Carl Rizzo (pandeireta, voz) apresenta um espectáculo dedicado ao Mediterrâneo.

O XII Encontro de Música Antiga de Loulé, que envolve todas as freguesias do concelho, prolonga-se depois até 23 de Outubro. Músicas da Idade Média e finais do século XVIII vão entoar em sete igrejas espalhadas pelo Concelho através de vários conceituados agrupamentos portugueses e europeus.

Além dos espectáculos gratuitos, vão realizar-se três momentos de aprendizagem. Além da já mencionada participação de Rui Vieira Nery no Dia Mundial da Música, Dorothee Oberlinger vai também dar uma Master Class de flauta no dia 10, entre as 10h00 e as 13h00, e das 15h00 às 18h00, no Edifício Duarte Pacheco.

Também Guillemette Laurens aceitou dar Master Classes de canto, nos dias 16 e 17 de Outubro, no mesmo local e com o mesmo horário anteriormente referido.

Dia 2, é a vez da Igreja Matriz de Boliqueime acolher a partir das 21h30, Pedro Couto Soares, Rui Paiva e Hugo Sanches. O Centro Cultural de S. Lourenço de Almancil também é anfitrião deste encontro de música antiga e no dia 8 acolhe os artistas José Rodrigues Gomes e Lorenzo Feder.

Dorothee Oberlinger e Sonatori de la Gioiosa Marca também estão confirmados para o dia 9, pelas 21h30, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Quarteira. Guillemette Laurens e Miguel Yisrael vão apresentar-se na Igreja Matriz de Salir no dia 15, pelas 21h30.

No dia seguinte, à mesma hora, inicia-se o espectáculo do grupo Officina da Musica, na Igreja Matriz de Alte. Na recta final deste encontro está o momento musical que vai proporcionado pelos Emsemble de Flautas de Loulé, um espectáculo marcado para o dia 23, pelas 21h30, na Igreja Matriz de Querença.

Texto deCristina Alves

Deixar uma resposta