Livros já animam o Parque Eduardo VII em Lisboa na 83ª edição da Feira do Livro de Lisboa

feira_livro2013 (101)Reportagem de Elsa furtado e Francisco Padrão Mota (Fotos)
Dossier por Sandra Dias

Um cheirinho doce de farturas e pipocas invadia o ar do Parque Eduardo VII, ao mesmo tempo que o sol brilhava e dava mostras de ter vindo para ficar, na inauguração da 83ª edição da Feira do Livro de Lisboa. Um ambiente animado, alegre, colorido a par das promoções e muitas novidades deram ontem as boas vindas aos visitantes, a pé ou de bicicleta, que não quiseram deixar de marcar presença na abertura deste evento tão especial para os lisboetas.

A Feira, que mais uma vez conta com a organização da APEL, vai animar o Parque até dia 10 de junho, e conta este ano com 241 pavilhões e mais de 480 chancelas, distribuídos aos longo de quatro ruas emuitas novidades. Pela primeira vez a iniciativa vai contar com a presença de um Clube de Leitura promovido por várias comunidades de leitura e da Conferência de Edimburgo (que irá percorrer 15 cidades europeias), numa iniciativa com o apoio do British Council e do grupo EUNIC (European Union National Institutes for Culture).

feira_livro2013 (162)

Paralelamente à programação de cada editora, a organização planeou vários debates, conferências, concertos, workshops, teatro, ateliers, oficinas, jogos e uma programação especialmente dedicada às famílias e às crianças, da responsabilidade das Bibliotecas Municipais de Lisboa.

Entre as presenças deste ano destacam-se as duas praças do Grupo Leya e Porto Editora, várias livrarias, e editoras pequenas, alfarrabistas, a Câmara Municipal de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, a região Autónoma dos Açores, a CPLP que apresenta uma mostra de livros oriundos dos diferentes Países de Língua Portuguesa, a Gradiva, Planeta, Civilização Editora, Babel, entre tantas outras. Há livros a todos os preços, com ofertas de 3 por 2, descontos de 20 a 60%, e muitas outras promoções.

Entre as barraquinhas dos livros é possível ir petiscando uma bola de berlim, um donut, uma ginginha, uma queijada ou fartura, provar um vinho da Região do Vale do Tejo ou uma Sagres Radler no Lounge Sagres Radler, e ouvir música ao vivo ou de um dos sets de djs do Lounge Sagres.

feira_livro2013

No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, vão decorrer várias atividades para famílias, entre as 15h00 e as 16h00, com vista a formar o maior cordão humano de leitura, no relvado junto ao marquês de Pombal, e no dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, estão programadas várias atividades (workshops, jogos ambientais) destinados a alunos de jardins-de-infância, escolas do 1.º e 2.º CEB e público em geral.

O horário da Feira do Livro de Lisboa volta a ser alargado entre segunda e quinta-feira das 12h30 às 23h00; às sextas-feiras das 12h30 às 24h00; aos sábados e vésperas de feriados das 11h00 às 24h00; e domingos das 11h00 às 23h00.

Veja aqui a programação das diversas editoras para os próximos 18 dias:

Deixar uma resposta