Livros-Fantasmas passam “Uma Noite na Biblioteca” em Montemor-o-Novo

A Biblioteca Municipal Almeida Faria, em Montemor-o-Novo, acolhe a companhia do Teatro da Rainha, para uma única representação da peça Uma Noite na Biblioteca, sexta-feira, 19 de Fevereiro, às 21h30.

Adaptada a partir do texto de Jean-Christophe Bailly, esta é uma história de fantasmas fora do comum, na qual os livros ganham vida e começam a ler as pessoas que os rodeiam.

Os espectadores de Montemor-o-Novo vão passar “Uma Noite na Biblioteca”, na companhia de quatro livros-personagens que, quando a noite cai sobre a cidade, descem das prateleiras e ganham corpo. Bertoli (José Carlos Faria), Ragionello (Victor Santos), Alegoria (Isabel Lopes) e Fantolin, o recém-chegado (Miguel Araújo), falam deles próprios, do que são, do mundo exterior – a “realidade” – ao qual não têm acesso e dos seus leitores.

Fruto da colaboração entre o Teatro da Rainha e o encenador convidado Luís Varela, “Uma Noite na Biblioteca é uma reflexão humorística sobre a leitura, sobre o mundo dos livros e sobre o mundo à nossa volta”, afirma a produção.

Uma Noite na Biblioteca foi apresentada pela primeira vez em 1999 na Biblioteca Palatiana de Parma (Itália). Em Portugal, a companhia das Caldas da Rainha estreou o espectáculo em Março de 2009 e desde aí tem visitado diversas bibliotecas do país.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta