Livro Os Jardins do Palácio Nacional de Queluz, intervenção de conservação, editado pela WMF Portugal

O livro Os Jardins do Palácio Nacional de Queluz, intervenção de conservação foi lançado no Palácio Nacional de Queluz, tratando-se de uma edição da Associação World Monuments Fund (WMF) Portugal com coordenação editorial dos Professores A. Elena Charola e José Delgado Rodrigues, focando-se nas espécies botânicas, canal de azulejos, esculturas, estatuária, lagos, fontes, jogos de água e sistemas hidráulicos.

Este livro surgiu graças a um trabalho multidisciplinar que testemunha e documenta todos os estudos e intervenções desenvolvidos pela WMF Portugal nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz durante cerca de oito anos.

Para restituir ao público a beleza e qualidade dos jardins, todos os processos de intervenção foram conduzidos com rigor científico e técnico, desde a recuperação dos sistemas hidráulicos de abastecimento aos lagos, fontes e jogos de água, à conservação e reabilitação das esculturas  e estatuária de chumbo e pedra, e ainda de uma significativa intervenção no Canal de Azulejos.

No restauro do conjunto de esculturas em chumbo de John Cheere, a intervenção contou com o apoio da WMF Britain, tendo contratado o conservador Rupert Harris. Esta intervenção beneficiou também de workshops com o objetivo de dar formação em restauro das estátuas de chumbo mas também de realizar nove workshops dedicados à manutenção em pedra nos quais tiveram cerca de cem participantes, entre eles alguns funcionários do Palácio de Queluz que, assim, poderão assegurar a manutenção da estatuária dos jardins.

O livro já está à venda nas lojas dos monumentos sob tutela da Parques de Sintra, com um preço de 30 Euros.

Texto de Joana Resende

Deixar uma resposta