Livro Fado Portugal celebra 200 anos de Fado

Em ano de candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO foi lançado recentemente a obra Fado Portugal, que integra dois cds com 50 fados, numa edição de luxo comemorativa dos 200 anos de fado, em edição bilingue, português e inglês, para que possa ser apreciada por todos os apreciadores, em todo o mundo, numa edição da Seven Muses MusicBooks.

Este livro reúne a informação essencial sobre o fado, fazendo uma pequena viagem cronológica pela sua história e protagonistas, das origens ao século XXI. Resultou de uma extensa pesquisa, cruzando vários dados numa forma factual.

Fala da sua definição morfológica e expressão musical, das várias teses das origens, do seu surgimento nos anos 20 do século XIX e a sua ascensão aos salões aristocráticos, prosseguinda na evolução pelo século XX, com a projeção  nos grandes palcos mundiais, do cinema nos anos 30 e 40 e o apogeu nos anos 50 e 60, com a voz de Amália Rodrigues a chegar aos quatro cantos do mundo. A história continua pelos anos 70 e 80, chegando aos anos 90, que atribuem ao fado uma nova roupagem e a uma nova geração de intérpretes que o transportou para o novo milénio.

Fado Portugal inclui ainda um guia com as melhores casas de fado em Portugal e no estrangeiro, locais emblemáticos a visitar, alguns sítios recomendados na internet e sugestões de dez discos, livros e filmes importantes. Contém fotografias exclusivas de Susana Pereira e texto de Samuel Lopes.

Os dois discos proporcionam uma viagem da tradição para a modernidade, estando o primeiro CD gravado com Fado Tradicional, com gravações dos anos 30 aos 50, de artistas consagrados. O segundo CD é com Fado Contemporâneo e participam artistas das gerações dos anos 90 ao século XXI.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta