Lisbon & Estoril Film Festival 2011 arranca no próximo dia 4 de Novembro

O Lisbon & Estoril Film Festival 2011, que corresponde à quinta edição do certame, decorrerá entre 4 e 13 de novembro, em vários locais culturais de Lisboa e Linha de Cascais. Este ano está maior e até tem novo nome: Lisbon & Estoril Film Festival. Este festival de cinema, que já se assume como um dos principais eventos cinematográficos do ano em Portugal, conta com Paulo Branco na organização, acumulando os cargos de produtor e diretor. Killer JoeThe Birthday Party no Estoril e Restlessem Lisboa são os filmes de abertura, Live and Die in L.A, de William Friedkin, no Monumental,encerra o evento.

No total serão exbidas dez antestreias nacionais, 11 filmes em competição e outros 11 à margem desta. À imagem do que aconteceu em anos anteriores vão passar pelo festival figuras bem conhecidos, com destaque para nomes como Paul Giamatti, David Cronenberg, Yasmine Reza, Miquel Barceló ou os irmãos Dardenne, entre outros.

A estes nomes pode-se ainda acrescentar o dos membros do júri, que conta com os escritores J. M. Coetzee, Paul Auster, Peter Handke, Don de Lillo e Siri Hustvedt, e ainda o violinista Gidon Kremer, o artista plástico José Barrias e o realizador Luca Guadagnino.

Entre os principais atrativos encontram-se as mais recentes obras de George Clooney – Nos Idos de Março, Gus van Sant – Restless, David Cronenberg – A Dangerous Method, Pedro Almodóvar – La Piel que Habito, Lars von Trier – Melancholia, Roman Polanski –Carnage e Nicolas Winding Refn –Drive.

A programação inclui ainda o filme Faust, de Alexander Sokurov (o vencedor do Leão de Ouro em Veneza, Un Été Brûlan, a mais recente obra de Philippe Garrel, e uma retrospetiva dedicada a William Friedkin, e ainda workshops, masterclasses, ateliers infantis (na Cinemateca Júnior), concertos e exposições nos Museus da Politécnica e Torre de Belém.

Os concertos agendados são K’naan, com bilhetes a 5 euros, Sophie Auster – bilhetes a 10 euros e Gidon Kremer & Giedre Dirvanauskaite a 15 euros.

Relativamente aos filmes em competição, a aposta do festival passa por privilegiar “sobretudo a abrangência de um vasto leque de territórios europeus de menor visibilidade internacional”. A Vingança de Uma Mulher, de Rita Azevedo Gomes, é o único filme português a integrar a competição.

 

Os locais escolhidos para o Lisbon & Estoril Film Festival de 2011 foram o Centro de Congressos de Estoril, o Casino Estoril – que acolhe as Galas de Abertura e Encerramento do Festival , a Casa de Santa Maria e a Casa das Histórias Paula Rego em Cascais, como já vem sido hábito. As novidades deste ano são os cinemas Monumental e Nimas, o Centro Cultural de Belém (CCB), a Torre de Belém, o Mosteiro de São Vicente de Fora e Museus da Politécnica.

Os bilhetes já estão à venda, na Ticketline, Centro de Congressos do Estoril, Monumental, Nimas e Cinema Monumental, e os preços dos bilhetes variam entre os 3 euros (sessões normais) e os 5 euros (antestreias nacionais).

Texto de Cristina Alves
Fotos Gabinete de Imprensa do Lisbon & Estoril Film Festival

 

Deixar uma resposta