Lisboa adere às Jornadas Europeias do Património com uma vasta programação

galerias_romanas_6É já no próximo fim de semana que se realiza mais uma edição das Jornadas Europeias do Património, este ano dedicada ao tema Património, Sempre uma Descoberta. Como vem sendo hábito, a Câmara Municipal de Lisboa associa-se ao evento e apresenta entre 26 e 28 de setembro uma série de sugestões que têm como objetivo sensibilizar os cidadãos para a importância de salvaguardar a paisagem das cidades.

Indispensável nestes dias alusivos ao património é a já habitual e tão esperada abertura ao público das galerias romanas da Rua da Prata. O legado arqueológico de enorme popularidade receberá visitas durante o decurso das jornadas, entre as 10h00 e as 18h00. Estas serão em grupo e orientadas por técnicos do Museu da Cidade e do Centro de Arqueologia da Cidade. A entrada volta a ser livre, mas sujeita à ordem de chegada, sendo de relembrar que a afluência é sempre enorme, obrigando a tempos de espera que podem atingir horas.

O Museu Bordalo Pinheiro associou-se às Jornadas Europeias do Património, sugerindo um passeio no Chiado relacionado com a vista do artista. Este decorre nos dias 28 e 29, às 11h00, tendo início no Largo Rafael Bordalo Pinheiro. Com duração de 90 minutos, o passeio está sujeito a marcação prévia.

A festa do património passa também pelo Museu dos Coches. Assim, na sexta-feira, dia 26 serão realizadas duas visitas acompanhadas aos espaços do novo edifício. As mesmas decorrem às 10h00 e às 15h00, para o máximo de trinta pessoas por ordem de chegada.

Já o Museu Nacional do Azulejo assinala o evento no domingo, com uma masterclass orientada por Filomena Rodrigues, do Laboratório José de Figueiredo, alusivo à talha dourada. De entrada gratuita, mediante inscrição, esta acontece das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h30. No mesmo dia será possível ainda fazer uma visita temática com experimentação dos materiais, a partir das 15h00. A mesma tem entrada livre, mas carece de inscrição. Às 17h00, a igreja da Madre de Deus recebe o concerto de encerramento das Jornadas Europeias do Património com a soprano Madalena Moreira e Nataliya Kuznyetsova ao piano.

O Palácio de São Bento abre as portas ao evento nos dias 27 e 28, apresentando uma programação variada e para todos os gostos. Entre as 10h00 e as 17h00 será possível fazer visitas guiadas, desfrutar de uma feira do livro e ainda das exposições O Palácio de S. Bento na Malha Urbana e O Mosteiro de S. Martinho de Tibães. A música marca presença com a atuação do Quarteto de Cordas da Banda da Guarda Nacional Republicana, no dia 27, às 15h00 e do grupo Boémia, às 17h00 de dia 28. Todas as iniciativas no palácio têm entrada gratuita.

Por Alexandra Gil
Artigo anteriorBuraka Som Sistema ao vivo no Lux
Próximo artigoA Família Sogliano é o novo romance de Sveva Casati Modignani

Leave a Reply