“Lisboa na Rua” traz a cultura para fora de casa

O evento “Lisboa na Rua” vai animar a cidade a partir de hoje. Durante um mês as praças vão servir de palco à música, os DJ´s levam os pratos para o jardim, vão haver espaços e recantos da cidade transformados em salas de cinema e dança em locais inesperados. O concerto inaugural, com Reunion Big Jazz Band, vai ter lugar a partir das 19h00, de hoje, no Parque das Conchas.

Este é um projecto, promovido pela EGEAC-Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, onde a cultura interage com a cidade e com as pessoas e na sua segunda edição vai percorrer uma multiplicidade de géneros artísticos: cinema, teatro, dança e música, que ocupam ruas, miradouros, coretos e praças; convertendo a cidade numa simbiose entre arte e público e convidando à fruição da cultura ao ar livre.

Até 12 de Setembro, às quintas, sextas, sábados e domingos são mais de trinta os eventos, todos grátis, que podem ser vistos durante a tarde e à noite.

Para os apreciadores de jazz ou para quem queira descobrir este estilo musical, todas as quintas-feiras, às 19h00, vão haver cinco concertos da “Arte da Big Band” por outras tantas orquestras de jazz em Portugal.

As sextas-feiras também vão ser dias de música com DJ Sets, a partir das 19, em alguns dos mais emblemáticos jardins de Lisboa. O objectivo do projecto “Out Jazz” é chamar a música aos jardins da cidade de Lisboa, através de um ciclo de concertos de Jazz. Com entrada livre para todos e uma oferta musical muito diversificada, o Out Jazz reúne natureza e cultura urbana, à volta da música contemporânea. Cinco domingos, em cinco jardins de Lisboa, grupos de jazz e um dj vão difundir as notas da sofisticação nos mais especiais jardins de Lisboa.

Assim como no jazz, também o cinema vai ter um ciclo de exibições, intitulado “Fitas na Rua”, que, aos sábados e domingos, vai apresentar às 22 horas, filmes em locais com um enquadramento excepcional, que se relacionam com a natureza dos filmes exibidos.

A dança também vai estar presente neste evento. Todos os sábados, às 19 horas, vão haver “Solos com Convicção” no Jardim da Estrela, que vão trazer a público um conjunto de cinco trabalhos com cerca de meia-hora de duração. Num projecto inserido na programação das Comemorações do Centenário da República, e programado por Madalena Vitorino, cinco bailarinas prestam homenagem às mulheres da República, que, segundo a organização, “souberam avançar no arranque do século, por um território, onde a voz masculina predominava e conquistaram com cautela e firmeza um lugar e uma presença”.

E aos domingos é dia de “Clássicos na Rua”, numa parceria com a Metropolitana. O teatro, na última semana de Agosto, apresenta-se às 22 horas, no Castelo de São Jorge e inclui os cinco espectáculos do “VIII Festival Internacional de Máscaras e Comediantes”.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta