Lisboa na rota da Volvo Ocean Race

A Volvo Ocean Race, uma das maiores regatas de circum-navegação à vela (a par da America Cup), escala pela primeira vez em Lisboa (na sétima paragem) no final de maio de 2012, depois de largar de Miami, nos Estados Unidos, e terminará no porto irlandês de Galway em julho do próximo ano, após nove etapas. A prova permanecerá em Lisboa entre os dias 31 de maio e 10 de junho, com sede na Doca de Pedrouços, em Algés.

Com a primeira etapa terminada a 29 de novembro – depois do arranque da prova ter sido dado em Alicante (Espanha) a 5 de novembro –, a partida para a segunda fase, entre o Cabo e Abu Dabi, será dada a 11 de dezembro, no dia seguinte a uma regata costeira(in-Port race). As outras escalas serão Sanya (na China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil), Miami (Estados Unidos), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda).

Esta é uma corrida por pontos, em veleiros de 21,5 metros, com uma tripulação de 11 elementos, skipper incluído.

O espanhol com o patrocínio da “Telefónica” destacou-se no final da segunda etapa, com 31 pontos, seguido do neo-zelandês “Camper” (29) e do francês “Groupama 4” (22). Esta última etapa ficou ainda marcada por três desistência, por avaria: “Azzam”, do Abu Dhabi Ocean Racing, com o mastro partido, tal como o norte-americano “Puma”, e o chinês “Sanya Lan”, com o casco danificado.

 Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta