Lisboa A Capital do Mundo – Uma das Novas Edições da Saída de Emergência

capital_mundoA Capital do Mundo, da autoria de Renato Fontinha, é uma das novidades da Saída de Emergência, para este mês.

1520, Lisboa, cidade gloriosa, grandiosa e poderosa, capital do Mundo na época dos Descobrimentos, onde abundam a riqueza e a imundície. Esta é a estória de cinco amigos, cheios de sonhos, que chegam à cidade e vêm as ilusões partir: ofícios mal pagos, problemas com as autoridades, disputas amorosas e a amizade posta em causa. Nas entrelinhas da história, um assassino que aterroriza Lisboa e se cruza com estes cinco amigos.

Em 1520, Lisboa é a capital do mundo. Especiarias e preciosidades vendem-se por todas as ruas onde a riqueza só rivaliza com a imundície. Sob o sol abrasador e os cheiros penetrantes, cruzam-se pessoas de todas as raças e religiões do mundo conhecido. No Tejo, os navios são tantos como as estrelas no firmamento, prometendo aventura, riqueza e glória.
Não é de espantar que as aldeias portuguesas se esvaziem de almas que rumam a Lisboa em busca do seu quinhão. É o que acontece com cinco rapazes, cheios de sonhos, que chegam à capital. Mas Lisboa tira mais do que dá e, entre problemas com as autoridades, ofícios mal pagos e a disputa pelo amor de mesma jovem, o grupo tudo perde, até a amizade que os unia.
Para piorar a situação, um assassino aterroriza as noites de Lisboa, uma alma atormentada que só encontra paz na morte de raparigas inocentes, e que se esfuma por entre os dedos dos alcaides do rei. É na noite de Natal que tudo termina, quando os amigos se viram uns contra os outros na luta pelo amor da mesma jovem, sem saberem que têm um inimigo muito mais sinistro – o assassino – que quer reclamar o tão desejado prémio.

Quarto romance da autoria de Renato Fontinha, um lisboeta residente no Porto, que foi um dos dez finalistas do concurso Novos Talentos FNAC 2011 com o conto A Feia Adormecida.

Um romance empolgante, para ler quase de um fôlego só, com 240 páginas e à venda por 16,90 euros.

Texto de Rosa Margarida

Artigo anteriorBons Sons Regressa A Tomar De 12 a 15 de Agosto Com Muita Música Portuguesa
Próximo artigoPaula Fernandes Ao Vivo Em Portugal

Leave a Reply