Quinta-feira, 31 de Julho de 2014

Linz: uma cidade entre o passado e o futuro

Terça-feira, 6 de Abril de 2010

Bem no centro da Europa fica a velha Áustria, país conhecido pela música, cultura e pelos doces, mas a Áustria é muito mais. Branca no Inverno, verde na Primavera e no Verão, este país cativa pelas suas múltiplas características, como é exemplo a região da Alta Áustria, de que Linz é capital.

A cidade é considerada a terceira maior cidade da Áustria, destaca-se pela sua indústria e por ser uma cidade, que embora antiga, vive a pensar no futuro e onde o moderno e a tecnologia estão em evidência, e a arte é algo vivo e em constante mutação.

Nesta cidade é obrigatória uma visita ao Ars Electronica Centre, um museu especial conhecido como o “Museu do Futuro”, com 6,500 m² de área expositiva. Aqui, os avanços da ciência tecnológica, como da robótica e da electrónica são elementos a descobrir. Também o exterior do edifício tem características modernas, com uma fachada em leds, sempre a mudar de cor. Em Setembro, de 2 a 9, tem lugar aqui o Ars Electronica Festival, um evento único no mundo e que combina arte, música e electrónica, para o qual vêm participantes de todas as partes do mundo.

Na outra margem do Danúbio fica o Museu de Arte Contemporânea, também ele com a fachada em vidro e com iluminação colorida. Lá dentro destacam-se obras de Klimt, Schiele, Kokoschka, Corinth e Pechstein.

À noite, a paisagem da ponte sobre o Danúbio é uma vista de características únicas, com os dois edifícios em cada margem do rio a mudarem de cor, entre o azul, o verde e o rosa.

A paragem na pastelaria K&K – Hofbäckerei é outra das paragens obrigatórias numa visita à cidade, aqui a especialidade é a Linzer Torte, um bolo seco, com avelãs e amêndoas, feito a partir de uma receita com mais de 300 anos, que pode ser acompanhado com café, chá ou um fumegante chocolate quente.

Um passeio a pé pela zona histórica, uma ida à catedral ou uma visita ao Linz Castle Museum, o maior museu generalista de toda a Áustria, são outras das sugestões para quem quiser descobrir esta cidade.

Mas antes de partir, temos de ir até ao ponto mais alto da cidade – Pöstlingberg, a viagem do centro para o topo é feita de funicular, um dos mais antigos da Europa, a funcionar já há mais de cem anos, no cimo, um miradouro com uma vista fabulosa espera o visitante, bem próximo fica o restaurante Pöstlingberg Schlössl, onde a comida é típica e requintada, as sobremesas de encher os olhos e a música do piano embala os visitantes, ao melhor estilo austríaco.

A cidade de Linz dispõe de um Linz Card, um cartão que permite visitar a cidade, válido por um dia (15 euros) ou três dias (por 25 euros).

Texto e Fotos de Elsa Furtado

A jornalista viajou a convite do Turismo da Áustria

Prev1 of 1Next

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>