Lindoso E Rio De Onor São As Finalistas Na Categoria Aldeias Monumento Das 7 Maravilhas – Aldeias De Portugal®

Lindoso e Rio De Onor são as aldeias finalistas do concurso 7 Maravilhas – Aldeias De Portugal®, escolhidas pelos portugueses na categoria Áreas Protegidas.

As duas aldeias foram escolhidas entre: Chão da Ribeira, Lindoso, Rio de Onor, Penedo, São Lourenço, Bordeira e Aldeia das Salinas da Fonte da Bica, durante a gala transmitida em direto de Pedrógão Grande no domingo passado.

Lindoso fica situada junto ao rio Lima e no sopé da Serra Amarela, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês. Diz a lenda que o seu castelo remonta ao reinado de D. Afonso III e foi palco de árduas batalhas, que afirmaram a independência nacional. Hoje em dia, tem no seu interior uma exposição permanente e interativa, que nos faz viajar ao longo dos séculos. Ao lado do Castelo salta à vista a impressionante eira dos Espigueiros, a maior do país, com cerca de 60 exemplares, o mais antigo do século XVIII. Destaque ainda para as suas cascatas de água.

Rio de Onor diz-se que teve origem no povoado medieval de Vinhas Cales, no cabeço do Codeçal, mas sabe-se que pertenceu à Casa de Bragança. Divide o território com a sua homónima espanhola, Rihonor de Castilla. Da tradição e do convívio entre as duas aldeias surgiu um dialecto – o rionorês. Ainda se partilham terrenos e moinhos, na memória fica o rebanho e o boi comunitários, que já não existem. Mantém um modo de administração rural, liderado por dois Mordomos, designados pelo Conselho – assembleia com representantes de todas as famílias da aldeia. A “Vara da Justiça” garante o cumprimento das regras e aplica multas, muitas vezes pagas em medidas de vinho ou azeite. Está inserida no Parque Natural de Montesinho e na Zona de Proteção da Rede Natura 2000, e reparte o nome com o rio que a atravessa – o rio Onor, também conhecido como rio Contensa. Da sua arquitetura tradicional de xisto, destacam-se a ponte romana, a Igreja Matriz e um Castro medieval.

A fase final de votação vai decorrer de 27 de agosto a 3 de setembro, após a transmissão de um programa no dia 27 sobre as 14 finalistas apuradas, sendo depois as 7 vencedoras conhecidas numa Gala no dia de setembro no Piódão.

As 14 finalistas são:

Aldeias Ribeirinhas: Dornes, Santa Clara a Velha
Aldeias Rurais: Paderne, Sistelo
Aldeias de Mar: Azenhas do Mar, Fajã dos Cubres
Aldeias Remotas: Castro Laboreiro, Piódão
Aldeias Autênticas: Castelo Rodrigo, Podence
Aldeias Monumento: Monsaraz, Monsanto
Aldeias em Áreas Protegidas: Lindoso, Rio de Onor

Deixar uma resposta