Lídia Jorge galardoada com o prémio Escritora Galega Universal

Lídia Jorge (c) Pedro LoureiroA escritora Lídia Jorge recebe no próximo sábado, dia 4, na Galiza, o galardão de de Escritora Galega Universal, atribuído no decorrer da XIV edição dos Prémios da Asociacón de Escritoras e Escritores em Língua Galega (AELG).

A atribuição do prémio à escritora portuguesa, “traduz o reconhecimento do “compromisso ético” de Lídia Jorge com “as causas de dignidade do povo português e por ser autora de uma extensa e intensa obra, valorizada tanto em Portugal como nos diversos países onde está traduzida, na qual a mulher portuguesa ocupa um lugar central”. Lídia Jorge, ainda segundo a AELG, “é talvez a escritora em actividade mais reconhecida das letras portuguesas, afirmação com a qual concordam a crítica mais exigente e o público leitor”, segundo a organização.

A autora de O Dia dos Prodígios já visitou a Galiza em diversas ocasiões, convidada por Universidades, pelo Conselho da Cultura Galega e pela própria AELG. Com esta nomeação, Lídia Jorge junta-se ao restrito grupo de Escritores Galegos Universaiscomposto por Pepetela, Mahmoud Darwish, Nancy Morejón, Elena Poniatowska, Juan Gelman, Antonio Gamoneda e José Luís Sampedro.

 Texto por Sandra Dias

Deixar uma resposta