Lamego em festa com a romaria de Nossa Senhora dos Remédios

Desde finais de Agosto que as Festas de Nossa Senhora dos Remédios dão mais colorido a Lamego, onde não têm faltado espectáculos musicais de bandas e cantores nacionais, actuações de grupos de fado, concentração de motos, torneios de várias modalidades desportivas, exposições de pintura, lançamentos de livros, Feiras das Colheitas, festivais de folclore nacional e internacional, caminhadas organizadas, festas para a juventude e dia para as crianças.

Mas a cultura popular é, sem dúvida, a mais vivida nestes dias. As tradicionais arruadas de bombos e desfiles de bandas de música preenchem as manhãs e tardes. Não faltam as típicas barraquinhas de comes e bebes, de artesanato e produtos locais.

Dia 6 à noite, Lamego enche-se de forasteiros para assistirem à Marcha Luminosa. No dia seguinte, a 7, o desfile repete-se pela tarde, mas, desta feita, com o colorido da Batalha das Flores, cujo nome se deve aos milhões de pequenos papelinhos atirados pelo ar durante a sua trajectória.

À noite, a festa atinge o auge dos festejos populares. Bombos, Zés Pereiras, grupos espontâneos de romeiros a cantar a tocar instrumentos tradicionais e muita gente transformam as principais ruas de Lamego num mar de pessoas. No dia 8, os festejos são exclusivamente de cariz religioso.

No dia de Nossa Senhora dos Remédios, momento alto da romaria, milhares de pessoas assistem todos os anos à Procissão do Triunfo que percorre silenciosamente as ruas da cidade com os seus andores puxados por juntas de bois – segundo autorização secular da Santa Sé – e figurados vivos por crianças e jovens encarnando anjinhos e figuras bíblicas.

À margem das Festa de Nossa Senhora dos Remédios, Lamego recebe também, de 5 a 11 de Setembro, no Teatro Ribeiro Conceição, o segundo Douro Film Harvest, com a antestreia do filme, O Último Voo do Flamingo, na abertura e uma homenagem a Sophia Loren no encerramento. O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, estará na abertura deste certame no dia 5, visitando depois a cidade a 6 de Setembro, pelas Comemorações do 50º Aniversário das Operações Especiais.

Texto de Cristina Alves

Deixar uma resposta