Jovens Criadores em Estreia Este Fim-de Semana no CCB 

ines_ccbO Centro Cultural de Belém, apresenta hoje e amanhã, as mais recentes criações de dos jovens coreógrafos, Volmir Cordeiro e Lander Patrick, no âmbito do projeto Meet Volmir Meet Lander.

Inês, de Volmir Cordeiro e Arrastão, de Lander Patrick, é a resposta ao desafio lançado neste projeto e identificado por uma única palavra, “colaborar”. É assim que estes dois promissores coreógrafos brasileiros, a residir na Europa, cujo trabalho tem intrigado os seus pares e público, protagonizam uma noite em duas partes, integrando diferentes interesses, formações e percursos.

Em Inês, desenhada entre o Brasil e França, numa alusão a uma tema tão complexo como a exposição das minorias, Volmir Cordeiro dança um corpo excluído e simultaneamente exposto.

Um dia, eu encontrei esta mulher que se chama Inês. Não foi suficiente captá-la, foi preciso engoli-la. É minha intenção fazê-la emergir, transformá-la em questão, propor-lhe uma cena, atribuir-lhe um problema. Pretendo conduzir uma reivindicação política fundamental: a reconstrução dos olhares, das palavras, das imagens e das representações sobre os corpos marginais, oferecendo uma expressão autêntica das suas emoções. Porque Inês é, de alguma forma, uma categoria política.

Em Arrastão, desenhado entre o Brasil e Portugal, Lander Patrick inspira-se na pesquisa de um diálogo organizado através de signos, percecionando a liberdade do gesto dentro de uma estrutura dominante e das diferentes interações com os demais performers. Este projeto nasceu dos primeiros contactos de Lander Patrick com o soundpainting, linguagem fundada por Walter Thompson e que cria um método de composição regido por códigos universais, 1200 gestos com os quais faz comunicar um corpo cénico multidisciplinar. Em resultado, uma dança concerto, um maestro que dirige em tempo real a luz, o som e o público, convidando-o a envolver-se ativamente na construção de paisagens rítmicas.

Este projeto foi lançado pela Materiais Diversos em parceria com o Panorama Festival e conta com a produção do Centro Cultural de Belém.

Os bilhetes têm um preço de 13,50 euros e podem ser adquiridos localmente.

Texto de Marta Plácido

Artigo anteriorJoão Louro Representa Portugal na Bienal de Veneza
Próximo artigoFukushima– Terres Perdues em Exposição no Sofitel Lisbon Liberdade

Leave a Reply