José Rodrigues dos Santos foi nomeado para o prémio IMPAC 2010

JRS_furia divinaO escritor e jornalista José  Rodrigues dos Santos, foi nomeado para o International IMPAC Dublin Literary Award, com o romance Codex 632, divulgou hoje a sua editora em comunicado. O prémio de 100 mil euros será entregue em Junho, durante uma gala literária, em Dublin.

Entre os nomeados deste ano estão também José Saramago, José Eduardo Agualusa, Philip Roth, Paul Auster, Peter Carey e Salman Rushdie.

O prémio é atribuido através da votação de 163 bibliotecas de cidades de 43 países de todo o mundo e é tido como o mais avultado e internacional prémio literário do género , resultando de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Dublin e da empresa IMPAC, com o objectivo de “promover a literatura de qualidade e fomentar a tradução de livros, elegendo anualmente um trabalho de reconhecido mérito literário, com a colaboração de bibliotecas de todo o mundo”.

O Codex 632, publicado em Portugal pela Gradiva em 2005, vendeu até agora no nosso país, cerca de 186 mil exemplares, e tens os direitos vendidos para publicação no Brasil, Itália, Espanha, Estados Unidos, Polónia, Roménia, Bulgária, Estónia, Hungria e Rússia.

O autor lançou recentemente o romance Fúria Divina, que já vai na quarta edição,  esta de 80.000 exemplares (as duas primeiras foram de 50 000 cada), divulgou ainda a editora.

Texto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta