Jornadas Luso-Cubanas 2011 já arrancaram e decorrem até 31 de Maio

Arrancaram hoje, dia 30 de Abril, as Jornadas Luso-Cubanas 2011, que decorrem até dia 31 de Maio, numa iniciativa inédita, integrado nas comemorações do 92º aniversário das relações bilaterais entre Portugal e Cuba e que tem como objectivo o intercâmbio cultural entre os dois países.

As jornadas arrancaram hoje à noite, com uma “Noite Cubana” na Livraria –  Galeria Municipal Verney / Coleção Neves e Sousa em Oeiras, com música, bailarinos e gastronomia luso-cubana estando agendada para amanhã, às 10h00 a inauguração da exposição “Baracoa na magia de sus pintores”, seguindo-se às 11h00 a atividade “Ecologia: preservação do meio ambiente e biodiversidade”, um workshop de danças cubanas às 15h00 e às 18h00 um workshop de gastronomia luso-cubana.

Entre as várias atividades programadas destacam-se ainda a atuação do sexteto “Maravilla Yunqueña” e também várias palestras e conferências de especialistas em história, arqueologia, saúde e economia, entre outras matérias, vindos de Cuba.

Entre as inúmeras entidades envolvidas contam-se a Fundação INATEL, A Casa da América Latina (CAL), o Instituto para a Promoção e Desenvolvimento de América Latina (IPDAL), a ONG OIKOS, a Asociación Nacional dos Centros de Cultura e Desporto da Segurança Social (ANCCD), a Prensa Latina, Cubavisión Internacional e a ecompanhia Cubana de Aviación.

Os municipios anfitriões são Oeiras, Montemor-o-Novo, Bragança, Santarém, Moita, Cuba e  as freguesías de São Sebastião (Setúbal), Alto do Seixalinho (Barreiro),  Samouco (Alcochete) e  Porto Santo.

Por Margarida Vieira Louro

 

 

 

 

 

Deixar uma resposta