Jornadas Europeias do Património 2012 as nossas sugestões

As Jornadas Europeias do Património 2012, promovidas pela Direção-Geral do Património, darão este ano a conhecer o Palácio Marquês de Pombal, sob o tema O Futuro da Memória, no âmbito do programa de animação organizado pela Câmara Municipal de Oeiras e proporcionar a todos os interessados um inúmero e variado leque de atividades, a decorrerm de norte a sul do país e também nas ilhas, o C&H, deixa-lhe aqui alguns destaques, aproveite e saia de casa este fim-de-semana, e parta à descoberta do nosso património.

A abertura oficial das Jornadas decorre hoje em Lisboa, no Museu de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, pelas 18h00, com uma visita guiada à exposição O Modernismo Feliz: Art Deco em Portugal – pintura, desenho, escultura 1912-1960, seguir-seá a apresentação das Jornadas Europeias do Património 2012 e pelas 19h00, um Concerto de Jazz pelo Hot Clube de Portugal.

Seguem-se aqui algumas das muitas atividades que vão ter lugar de norte a sul do país neste fim-de-semana.

NAZARÉ

A Nazaré irá participar no evento com uma exposição intitulada “O Futuro da Memória: apelo aos sentidos: visão e audição”, uma palestra com Moisés Espírito Santo sobre “O Futuro da Memória” e a exibição do filme “Nazaré”, de Manuel Guimarães, tudo isto no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré.

Sexta-feira, dia 28 de setembro

15:00 – Abertura das Jornadas com Representante da Câmara Municipal

15:15 – Abertura da Exposição – “Apelo aos Sentidos: Visão e Audição”

Sábado, dia 29 de setembro

15:30 – Palestra com Professor Doutor Moisés Espírito Santo – “O futuro da memória”

 

16:30 – Debate

17:30 – Encerramento

 

Domingo, dia 30 de setembro

15:00 – Sessão de Encerramento

15:30 – Filme: NAZARÉ, de Manuel Guimarães

17:00 – Encerramento das Jornadas Europeias do Património com Representante do Município da Nazaré

 

LISBOA

Galerias Romanas da Rua da Prata e Percursos Temáticos

O Museu da Cidade abre as Galerias Romanas da Rua da Prata, com visitas guiadas gratuitas ao  Museu do Teatro Romano, com o título Memórias de um Teatro – Passado e Futuro do Teatro Romano. Realizam-se em grupos, entre as 10h00 e as 18h00, sem marcação, bastando comparecer na Rua da Conceição, junto ao nº 77.

No âmbito das Jornadas Europeias do Património, o Museu da Cidade realiza ainda os percursos temáticos Águas Termais de AlfamaCerca Velha de LisboaRegistos de Santos em AlfamaNa Cidade com Rafael Bordalo Pinheiro. Os percursos estão sujeitos a marcação prévia e têm um número limitado de inscrições.

Ainda em Lisboa, o Museu da Marioneta propõe um conjunto de actividades que, para além da colecção, se vão debruçar também sobre a história do edifício – o Convento das Bernardas – e sobre o bairro da Madragoa, onde está inserido.

28 de setembro – 15h00

De Convento a Museu – Esta visita leva-nos a conhecer a história do Convento das Bernardas, desde a sua fundação e utilização por parte das freiras bernardas, passando por colégio e habitação de gentes ligadas à faina no rio Tejo e, actualmente, como Museu da Marioneta, albergando marionetas do mundo inteiro.

A entrada custa 5 euros e é necessário fazer marcação prévia.

29 e 30 de Setembro – 10h30 – 12h30, 14h00 – 17h00

A Madragoa de outros tempos

Este “peddy paper” convida a descobrir o bairro da Madragoa. Ao longo desta caminhada iremos subir e descer ruas onde encontraremos edifícios antigos e sítios que contam histórias de outros tempos.
Atenção: será necessário completar algumas tarefas — responder a perguntas, solucionar charadas e até dar uso aos dotes artísticos.

30 de setembro – 10h30 -12h30 – Manhã criativa especial Jornadas do Património – Oficina para Famílias, para adultos e crianças com mais de 6 anos

Já ouviste falar do Dom Roberto?
É um herói popular do teatro de fantoches que entretinha o seu público com histórias que satirizavam a sociedade da altura.
Se te pedíssemos para adaptar esta personagem aos dias de hoje, que imagem lhe darias? E que histórias escolherias para ele?

6 euros (criança + adulto), sujeito a marcação prévia.

 

SINTRA

Nos dias 28 e 29 de setembro, a partir das 20h00, a Parques de Sintra irá abrir os Palácios da Pena e de Monserrate a visitas gratuitas. Para quem preferir participar nas visitas guiadas, poderá integrar um dos grupos,  mediante o pagamento de 5 euros, que farão percursos pelo interior dos palácios e também pelo Parque da Pena até à Cruz Alta, o ponto mais alto da Serra de Sintra.

No Palácio de Monserrate (Sala da Música) estarão a decorrer concertos gratuitos do Conservatório de Música de Sintra e, para os inscritos, irão realizar-se jantares temáticos em cada um dos locais (Pena e Monserrate).

Parque e Palácio da Pena

Sexta-feira, dia 28 de setembro – 20h00 – 24h00

Visitas livres gratuitas ao Palácio da Pena

20h00 – Jantar na Sala dos Cocheiros (buffet de entradas, prato de peixe, prato de carne, sobremesas, bebidas incluídas: refrigerantes, água, copo de vinho da casa ou cerveja) (necessário reserva prévia; 25 Euros / pessoa)

21h30 – Visita guiada ao Palácio (destaque para a recuperação, manutenção e divulgação do património na salvaguarda do Futuro da Memória da Paisagem Cultural de Sintra – Património da Humanidade) (necessário reserva; 5 Euros / pessoa)

21h30 – Visita guiada no Parque da Pena até à Cruz Alta (destaque para o património natural da Serra de Sintra e a História da construção do Parque) (>12 anos; necessário reserva; 5 Euros / pessoa)

 Palácio de Monserrate

Sábado, dia 29 de setembro – 20h00 – 24h00

Visitas livres gratuitas ao Palácio de Monserrate

20h00 – Jantar na Sala das Colunas (buffet de entradas, prato de peixe, prato de carne, sobremesas, bebidas incluídas: refrigerantes, água, copo de vinho da casa ou cerveja) (necessário reserva prévia; 25 Euros / pessoa)

21h30 – Visita guiada ao Palácio (destaque para a recuperação, manutenção e divulgação do património na salvaguarda do Futuro da Memória da Paisagem Cultural de Sintra – Património da Humanidade) (necessário reserva; 5 Euros / pessoa)

Concertos do Conservatório de Música de Sintra na Sala da Música (repertório do século XIX)

21h00 – Quarteto de flautas transversais (Prof. Pedro Camacho), com Mafalda Machado, Ana Beatriz Moreira, Ana Nicole Fernandes e  Fabrício Monteiro
21h30 – Piano com João Guimas, 8º grau
22h00 – Quarteto de saxofones (Prof. Ricardo Pires), com Miguel Pinto, Demóstenes Segundo, João Ferreira e João Marouco
22h30 – Piano com Luís Santos, 8º grau

 

OEIRAS

No fim de semana de 29 e 30 de setembro, o Palácio Marquês de Pombal irá oferecer um programa variado a pensar em toda a família, com visitas guiadas, oficina de pintura e de azulejo, jogo de pista, atelier de jardinagem, workshop de cozinha com azeite e oficina do contador de histórias, entre outras actividades.

Sábado, dia 29 de setembro

Cantos e Encantos do Palácio – 10h00 – 12h00 – visita orientada

O Palácio Marquês de Pombal e os seus jardins constituem o cenário ideal para a descoberta de uma importante peça patrimonial pombalina no nosso concelho. Será realizado um circuito pelos espaços mais notáveis do interior do palácio, onde se destacam as artes decorativas e, ainda, um percurso pelos jardins envolventes.

Oficina de pintura de azulejo – 10h00 – 11h30

Uma oficina, em parceria com o Museu Nacional do Azulejo, através da qual os participantes são convidados a analisar um conjunto azulejar existente no palácio, conhecer a sua história e técnica de produção, seguindo-se um exercício prático através da pintura de um azulejo.

Workshop Os Sabores do Azeite – 11h00 – 13h00 e 15h00 – 17h00

Um workshop gastronómico a realizar no Lagar do Azeite, com um showcooking, no qual o azeite será o principal ingrediente da receita confecionada. Esta ação será antecedida por uma breve apresentação sobre a história e o funcionamento do Lagar do Azeite da Quinta do Marquês de Pombal.

Atelier de jardinagem Com Arte na Terra – 15h00 – 17h00

Espaço de aprendizagem e de construção, onde serão efetuadas e dadas a conhecer as práticas fundamentais para a produção agrícola e jardinagem – cavar, semear, plantar e regar plantas hortícolas, aromáticas e florícolas.

À Descoberta do Jardim do Palácio – 15h30 – 17h30 – visita/jogo

À Descoberta do Jardim do Palácio é uma ferramenta lúdico-pedagógica que contempla um conjunto de propostas de atividades e pistas, que permitem a exploração e a descoberta livre de alguns dos mais importantes recantos e histórias deste espaço.

Domingo, dia 30 de setembro

As Artes Decorativas no Palácio – 10h30 – 12h30 – visita temática orientada

Esta visita proporcionará um percurso de descoberta por um dos mais significativos aspetos deste palácio – as artes decorativas, patentes no vasto e valioso património azulejar e na requintada decoração dos tetos em estuque.

Conta-me uma Estória no Palácio O Baile dos Avós – 10h00 – 11h00

Um avô quer ir ao baile bailar mas a avó pensa que não está suficientemente bonita. É, pois, preciso convencer a avozinha que é tão bonita quanto os olhos do avô a vêem para que possam finalmente ir dançar… esta história vai levar-nos a um baile de aldeia e a recordações que se acendem e terminam num abraço aconchegado pela doçura das memórias.

A partir do livro “Avós” de Chema Heras e Rosa Osuna.

Visita com animação de época no Lagar de Azeite – 10h00 – 11h00

Na extensa propriedade do Marquês de Pombal, a componente produtiva assumiu importância preponderante. A existência de um lagar de azeite de dimensões surpreendentes, equipado com um sofisticado sistema de engenhos, atesta a relevância desta produção. Nesta visita, será feita a recriação do funcionamento do Lagar de Azeite, transportando-nos para o séc. XVIII.

Visita orientada/caminhada à Quinta de Cima do Palácio – 15h00 – 18h30

O participante é convidado a conhecer a extensa propriedade pombalina, através de uma visita/caminhada, que terá início no recinto da Casa da Pesca e terminará no Casal da Manteiga, onde será dada a conhecer a vinha e a adega do Vinho de Carcavelos.

À Descoberta do Jardim do Palácio – 15h30 – 17h30 – visita/jogo

À Descoberta do Jardim do Palácio é uma ferramenta lúdico-pedagógica que contempla um conjunto de propostas de atividades e pistas, que permitem a exploração e a descoberta livre de alguns dos mais importantes recantos e histórias deste espaço.

O acesso é gratuito mas implica uma inscrição prévia, que poderá ser feita a partir do dia 3 de setembro através da Câmara Municipal de Oeiras.

 

PALMELA

A Câmara Municipal de Palmela realiza uma visita guiada ao Centro Histórico de Palmela, no dia 29 de Setembro pelas 15h30, com destaque para os locais onde estão a decorrer intervenções arqueológicas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até ao fim da manhã do dia 27 de Setembro.

 

ÉVORA

Memórias do Convento S. Bento de Cástris – exposição de fotografia na Galeria da Casa de Burgos, em Évora, a partir de dia 28 de setembro;

Da Casa à Cidade – Atelier de Pequenas Arquiteturas – Atelier que procura responder à questão “o que é um sítio patrimonial?”, no dia 28 de setembro, na Casa de Burgos;

Concerto pela Orquestra Divino Sospiro – especializada na interpretação de música barroca, no dia 29 de setembro, na Igreja de S. Francisco.

 

VIANA DO ALENTEJO

Apresentação dos vitrais da Igreja Matriz de Viana do Alentejo, após processo de conservação e restauro, no dia 28 de setembro.

 

CRATO

Deus e os Demónios – Bestiário fantástico na escultura românica em Portugal – exposição de fotografia de Adal Malzbender, que inaugura dia 28 de setembro, no Mosteiro de Santa Maria da Flor da Rosa.

 

NISA

Os Bordados de Nisa – Formas e Memórias  – exposição no Castelo de Amieira do Tejo, patente a partir de dia 29 de Setembro.

 

EVORAMONTE

Histórias da Andorinha e jogo O Quarto do Príncipe – atividade para pais e filhos, até aos 10 anos de idade, no dia 30 de setembro, na Torre/Paço do Castelo de Evoramonte.

 

SANTIAGO DO CACÉM

Lançamento do guia pedagógico Á Descoberta de uma cidade famosa na Antiguidade – visita / jogo das ruínas de Miróbriga com a gata Diana, especialista em civilização romana, da autoria da arquiteta Susana Bicho e editado pela DRCAlentejo, no dia 30 de setembro, no Centro Interpretativo de Miróbriga.

 

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela vai realizar a 2ª corrida fotográfica no concelho de Vila Real de Santo António, este ano sob o tema “Patrimónios da água”, no dia 29 de setembro.

Trata-se de um percurso que os participantes irão percorrer à procura de património edificado com a temática da água (noras, fontes, poços, tanques, cisternas, açudes, etc.), assim como de elementos paisagísticos (ria Formosa, sapal de Vila Real de Santo António e Castro Marim, praia da Manta Rota, baía de Monte Gordo, rio Guadiana) e actividades ligadas à pesca, à mariscagem, à salinicultura e à navegação.

As inscrições podem ser feitas até ao dia 28 de setembro no Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia que se realiza todos os anos e que visa promover a sensibilização para a importância da salvaguarda do património.

MORA

Actividades no Fluviário de Mora:

28, 29 e 30 de setembro
Fluviário, Sempre em Movimento!
exibição contínua e gratuita do documentário “Expedição Rivus”

29 e 30 de setembro
Memórias de um Rio
visita guiada de 40 minutos ao novo passadiço ao longo da ribeira Raia

Deixar uma resposta