Jornadas Europeias do Património 2009 animam monumentos portugueses no fim de Setembro

As Jornadas Europeias do Património vão decorrer em Portugal, nos próximos dias 25, 26 e 27 de Setembro, este ano subordinadas ao tema VI®VER o PATRIMÓNIO, numa iniciativa a nível nacional mais uma vez coordenada pelo IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico).

jornadas_patrimonio_09As jornadas deste ano pretendem chamar à atenção para “a experiência integral e para a vivência quotidiana que o Património nos permite, e para o facto de o Património, neste caso na sua expressão física, edificada, fazer parte integrante e activa de toda a actividade humana em todas as suas facetas”, diz o IGESPAR no seu site oficial.

As Jornadas Europeias do Património, que decorrem todos os anos, são uma iniciativa do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património.

Todos os anos, cada País elabora um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro e acessível ao público gratuitamente, que inclui diversas actividades, como por exemplo monumentos, sítios e edifícios habitualmente fechados ou vedados ao público, como a Embaixada da França em Lisboa, o Palácio de Belém ou as Termas Romanas da Rua da Prata, em Lisboa.

Colóquios, conferências e palestras são outras das iniciativas que pretendem despertar o cidadão comum e os profissionais da cultura para a herança de cada país e também para uma herança europeia comum, que está na base da construção da identidade da União Europeia.

O ano passado, a iniciativa contou entre nós com mais de 600 eventos culturais, distribuídos por 483 monumentos e locais de 170 localidades, de Portugal Continental e Ilhas, e a participação de 388 entidades públicas e privadas. Números que a organização espera vir a  aumentar este ano.

Deixar uma resposta