João Pedro Marques Convida A Uma Viagem Pela História Em Vento De Espanha

Nos anos 30 a vida em Portugal não era fácil, muito menos nas aldeias que caracterizavam o Portugal profundo. Ser feliz era uma miragem tal como andar na escola e coisas simples que hoje não valorizamos como os cuidados básicos de saúde, acesso à educação e à cultura eram luxos que só estavam ao alcance de alguns, muito poucos.

Este livro tem algumas características fora de comum que o tornam mais interessante. Não conta só uma história mas sim várias e não tem um herói único mas vários. À medida que o cenário muda também as personagens principais da trama alteram não havendo um único personagem que esteja presente desde o início até ao fim da história.

Temos tendência para esquecer porque não vivemos mas os anos 30 foram anos de sobressalto, de muita luta tanto por cá como além-fronteiras e haveriam de encerrar com o mundo mergulhado numa feroz Guerra Mundial que havia de mudar para sempre as forças de equilíbrio económico sociais em todo o mundo.

Vento de Espanha conta-nos como foram os últimos anos antes desta grande guerra, quando a instabilidade já nos batia à porta trazida pela Guerra Civil de Espanha.

Neste trama revivemos as historias que ouvimos contar em pequenos pelos nossos pais, relembramos como a vida era difícil e a comida escassa por cá e de como era fácil ser enganado, perseguindo sonhos que nunca se iriam concretizar. De como tudo era diferente em Lisboa fazendo que quem vinha raramente quisesse voltar para a terra, de como Espanha era um mundo tão próximo e contudo tão diferente, de como a guerra pode desfazer espectativas e quebrar sonhos. Este é um livro que atravessa países e realidades conduzindo-nos através de sentimentos tão diferentes e que todos vivenciamos ao longo da vida.

Este é um livro real que retrata tantas vidas daquela época, excelente para servir de companhia este verão.

Vento de Espanha é da autoria de João Pedro Marques e tem edição da Porto Editora. À venda por 17,70 euros.

Deixar uma resposta