Janeiro na Casa-Museu Medeiros e Almeida

O Ano Novo traz novidades à Casa-Museu Medeiros e Almeida, há Visitas guiadas gratuitas aos sábados e as Pausas para a Arte passam a ser às quintas-feiras.

Os Sábados no Museu, visitas guiadas gratuitas decorrem no primeiro e no terceiro sábado  de cada mês. Com início ao meio-dia e com a duração de uma hora, estas visitas, que não necessitam de reserva mas são condicionadas ao máximo de 20 visitantes, permitem conhecer o fundador da instituição, António Medeiros e Almeida (1895-1986) e as peças que mais se destacam na colecção.

A primeira Pausa para a Arte realiza-se a 10 de Janeiro, às 13h30. Esta edição é especial, com a visita à exposição temporária João de Almeida – Arquitetura / Design / Pintura, patente até ao final do mês, conduzida pelo próprio arquitecto.

Nas Pausas para a Arte é possível conhecer em 20 minutos a história de uma obra ou temática seleccionada da colecção de António Medeiros e Almeida, tais como peças de mobiliário, pintura, escultura, joalharia, arte sacra, porcelana da China e relógios. A entrada é gratuita e sem necessidade de reserva.

Os próximos temas da «Pausa para a Arte» são: Retrato inglês a 17 de Janeiro; Os amores de Vénus, a 24;  Argentum Sacrum, a 31. Em Fevereiro os temas serão no Dia 10 – João de Almeida – Arquitetura. Desenho. Pintura; Dia 7 – Jan van Goyen. Paisagem flamenga; Dia 14 – Grotescos; Dia 21 – A todo vapor; Dia 28 – Colcha Shou-Shang.

Em Março  no Dia 7 – Porcelana “Vieux Paris; Dia 14 – As quatro partes do mundo; Dia 21 – A horas e com ritmo: relógios musicais e Dia 28 – Escultura sacra flamenga.

Por Clara Inácio

Deixar uma resposta