IX Festival de Chocolate de Óbidos arranca na próxima semana com novo formato

O evento mais doce do país regressa na próxima semana, em Óbidos, para o 9º Festival Internacional de Chocolate, que este ano decorre de 17 de Março a 3 de Abril, de quinta a domingo e que apresenta algumas novidades.

Mais uma vez, um dos eventos principais do festival volta a ser a exposição de esculturas de chocolate, na zona da Cerca do Castelo, que este ano é dedicado ao tema Património Histórico de Óbidos, no âmbito das Comemorações do Centenário da Centenário da Classificação do Castelo como Monumento Nacional.

Uma das novidades deste ano vai ser o Chocolate Lounge e o Espaço Gourmet (na Rua Direita), onde vai ser possível provar entre 15 a 20 tipos diferentes de bolos.

Também a gastronomia vai marcar presença, na iniciativa Gastronomia Criativa, onde 12 conhecidos chefes portugueses vão realizar pratos salgados, de carne e peixe, com chocolate, também no espaço da Cerca do Castelo e em alguns restaurantes locais.

Como já é habitual, a passagem de modelos com chocolate promete voltar a ser um dos pontos altos do evento, que inclui ainda o Concurso Internacional de Receitas de Chocolate, o Concurso Chocolatier Português do Ano, o Concurso de Montras de Chocolate e o Concurso Ourives de Chocolate.

Para os fãs de chocolate está também prevista a realização de cursos de chocolateria, com cerca de uma hora de duração, com três níveis diferentes, para iniciados e pessoas já com alguns conhecimentos da arte de trabalhar o chocolate. Body Painting e Ementas de Chocolate fazem ainda parte das actividades disponíveis.

A festa de encerramento do Festival está marcada para dia 2 de Abril, na Praça de Santa Maria, e este ano vai contar com a presença dos Storytailors.

O Festival vai funcionar quinta, sexta e domingo das 10h00 às 20h00,  e sábado das 10h00 às 22h00. As entradas têm um preço de 7 euros para adultos e 5 euros para crianças dos 6 aos 11 anos.

A entrada para a Casa de Chocolate das Crianças custa entre 3 e 5 euros, e as inscrições para o curso de chocolateria têm um preço de 7,50 euros.

Texto de Elsa Furtado

Deixar uma resposta