IV Mostra do Peixe do Rio regressa ao Alandroal em Março

1-cartaz mostra 2013O Alandroal prepara-se para receber a IV Mostra do Peixe do Rio, mantendo a sua aposta na promoção da tradição gastronómica do concelho ligada ao Peixe do Rio que, associada à inovação pelas novas espécies introduzidas pelo Alqueva, tem permitido promover o Alandroal como um destino gastronómico de eleição.

Entre os dias 1 e 10 de março de 2013, todos os restaurantes, cafés e tascas aderentes, vão servir diversos pratos à base do peixe do rio, como o Peixe Frito, a Caldeta de Barbo, mas também a Carpa, o Lúcio-Perca e o Sável.

O município vai instalar um Welcome Center na Praça da República, no centro da vila de Alandroal, onde os visitantes poderão encontrar toda a informação sobre a Mostra e sobre os produtos regionais do Concelho e onde se irão realizar workshops de culinária, momentos de degustação de produtos e animação associada à cultura local.

Roteiros gastronómicos pelos estabelecimentos aderentes, A Hora do Petisco, inauguração de um novo Percurso Pedestre “Nas Margens do Alqueva”, realização de Mercados de Produtos Regionais aos sábados, Concurso de Pesca e um Concurso de Poesia Popular, com o Peixe do Rio como mote, são outros motivos de interesse para passar pelo Concelho de Alandroal ao longo destes dez dias.

O convidado desta edição é Luís Mourão, Chefe Executivo da cozinha do restaurante “Divinus”, do Convento do Espinheiro, vai trazer a sua interpretação do Peixe do Rio. O certame encerra com a realização da tradicional “Caldeta para Todos”, junto à aldeia de Rosário, nas margens de Alqueva.

A Mostra vai ser divulgada e promovida na Bolsa de Turismo de Lisboa, de 27 de fevereiro a 3 de março, onde já esteve presente no ano passado integrado no stand da Entidade Regional de Turismo, e na “Feria del Toro de Olivença”, de 28 de fevereiro a 3 de março, onde estará presente pela primeira vez.

Texto de Clara Inácio

Deixar uma resposta