Itinerários Temáticos de Lisboa à descoberta de Frei Luís de Sousa

A partir de Março, os Itinerários Temáticos levam os munícipes e visitantes de Lisboa à descoberta da cidade através do olhar de Almeida Garrett e da sua personagem dramática mais conhecida: Frei Luís de Sousa.

Este novo percurso tem início no Palácio do Marquês da Fronteira, passando pelo Bairro do Calhau, o Largo de São Domingos de Benfica e o Convento de São Domingos, com a sua Capela dos Castros e a Capela de Nossa Senhora do Rosário.

Ao passar por todas as quintas e palácios existentes em São Domingos de Benfica, facilmente o visitante pode imaginar o São Domingos que Frei Luís de Sousa descreveu.

Durante o percursos é  abordada a vida quotidiana da cidade, o património edificado e literário, as ruas e as paisagens urbanas, os locais da memória colectiva, a história e os pormenores da tradição.

“Lisboa de Frei Luís de Sousa” é apenas um dos 40 itinerários com os quais Lisboa conta actualmente, que na totalidade cobrem grande parte da área da cidade, deste os bairros tradicionais aos bairros contemporâneos.

Este tema, assim como todos os outros, é preparado e conduzido por especialistas da autarquia, que definem o percurso e o percorrem, a pé, com grupos até 25 pessoas. Os percursos têm duração média de duas horas e a ampla variedade de temas possíveis permite abranger um conhecimento multifacetado da totalidade da cidade de Lisboa.

Por Cristina Alves

Deixar uma resposta